| 04/12/2008 13h20min
A Vale do Rio Doce divulgou nesta quinta-feira que vai paralisar por tempo indeterminado a produção da mina Copper Cliff South, localizada na província de Ontário, no Canadá, a partir de janeiro. A empresa também informou que a subsidiária Vale Inco — fruto da compra da canadense Inco — lançará um plano mundial de incentivo a aposentadorias.
O plano será oferecido a todos os funcionários da subsidiária Vale Inco no mundo que já atingiram a idade de aposentadoria. Os funcionários que aderirem receberão incentivos especiais, segundo a assessoria de imprensa da Vale Inco. Na quarta-feira, anunciou o corte de 1,3 mil funcionários em todo o mundo. Além disso, 5,5 mil trabalhadores da companhia entrarão em férias coletivas.
Paralisação na produção
O comunicado da empresa diz que a paralisação da mina Cooper Cliff South está relacionada à redução da demanda mundial por níquel — a situação já havia causado a redução da produção
em unidades da empresa na Indonésia. Por conta
disso, a empresa também postergou o desenvolvimento do projeto Copper Cliff Deep, que consumiria US$ 138 milhões em 2009.
Além desta mina, as operações da unidade Voisey’s Bay, localizadas na província de Newfoundland and Labrador, no Canadá, e que incluem a mina de Ovoid e uma planta de processamento, serão paralisadas durante o mês de julho de 2009. Voisey’s Bay produz concentrado de níquel e cobre.
Nos nove primeiros meses de 2008, essas operações contribuíram com produção de 58 mil toneladas de níquel e 39 mil toneladas de cobre em concentrado.
As informações são do site G1.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.