| 16/11/2008 14h50min
Um ninho de aves desapareceu na manhã deste sábado após a derrubada de uma árvore em Porto Alegre. Atração dos freqüentadores que caminham nas proximidades entre o parque Maurício Sirotsky Sobrinho e o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o ninho ficava em uma das palmeiras localizadas na entrada do local de espetáculos. Segundo relato do advogado Leudo Costa, freqüentador assíduo de caminhadas no parque, a árvore foi encontrada caída, neste domingo pela manhã, e o ninho não estava mais no local, onde apenas uma das aves foi encontrada morta.
Confira vídeo sobre o assunto:
— Ontem passei pelo parque e contei 13 filhotes no ninho, mais umas três ou
quatro aves adultas. Hoje, encontramos a árvore derrubada e o ninho
tinha desaparecido. A princípio pensamos que o vento tivesse feito o estrago, mas vimos marcas de serrote próximo à raiz — salientou.
A preocupação do advogado e demais freqüentadores é de que o "ato de vandalismo" se repita com as demais árvores, pois há outros ninhos nas palmeiras próximas ao local.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) esteve no local, ao meio-dia, para fiscalizar a árvore derrubada. A palmeira imperial teria sido cortada para a captura do ninho de caturritas, segundo afirmação de Sérgio Roberto Brum, coordenador de Operações Especiais da Smam. De acordo com o coordenador, além de registrar o ataque na 2ª Delegacia de Polícia da Capital, o órgão vai estudar medidas para evitar novos ataques em parceria com a Brigada Militar e com a Guarda Municipal.
— Estamos estudando a colocação de uma placa para orientar e sensibilizar as pessoas que freqüentam o local. Também vamos contar
com a colaboração do Batalhão Ambiental da
Brigada Militar para as investigações e com a Guarda Municipal para o monitoramento na área durante a madrugada — afirmou Brum.
Um dos freqüentadores observa ave morta em árvore derrubada nas proximidades do Anfiteatro Pôr-do-Sol
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.