| 16/11/2008 10h39min
Desde maio sem comemorar títulos, o sérvio Novak Djokovic voltou ao ponto mais alto do pódio em grande estilo. Neste domingo, ele sagrou-se campeão da Masters Cup de Xangai com uma vitória arrasadora sobre o russo Nicolay Davydenko por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/5.
Disputada este ano na China, a Masters Cup é um torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. No entanto, o líder do ranking mundial Rafael Nadal abdicou da disputa para não agravar uma lesão em seu joelho. Já o número 2 da lista da ATP, o suíço Roger Federer decepcionou e caiu ainda na fase de grupos.
Para conquistar a vitória neste domingo, Djokovic usou a mesma estratégia com a qual seu rival havia obtido êxito na semifinal contra Andy Murray: a agressividade. Isso, aliado à técnica refinada, fez os torcedores se lembrarem dos jogos que o sérvio fez para se sagrar campeão do Aberto da Austrália, no começo do ano, quando ele se firmou de vez entre os melhores do mundo.
O jogo
O ritmo de Novak começou alucinante, pegando o russo de surpresa: com poucos minutos de partida, o placar já marcava 5 a 0 para o terceiro melhor tenista do mundo. Com tamanho domínio do adversário na etapa, restou a Davydenko apenas confirmar o seu serviço e evitar o que seria um humilhante “pneu” na final de um dos torneios mais importantes da temporada.
No segundo set, o russo melhorou, mas ainda assim ficou longe de um nível que ameaçasse o inspiradíssimo Djokovic. Já no segundo game que contou com saque de Davydenko, o sérvio conseguiu uma quebra e marcou 2 a 1.
Alternando boas jogadas com erros não-forçados, o russo até salvou match points do rival, que voltou a sentir a pressão na hora de fechar a partida. Entretanto, nada foi suficiente para mudar o resultado do duelo e o novo dono da taça.
Outra boa notícia para Djokovic é que, com o êxito na China, ele se aproxima bastante de Federer no ranking mundial. Entretanto, logo depois das férias, ele terá que defender os pontos obtidos com a vitória no Aberto da Austrália e, em caso de fracasso, poderá despencar na lista da ATP.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.