Notícias

 | 14/11/2008 19h52min

Problema com credenciamento para o G-20 leva EUA a se desculpar

Atraso na emissão de crendenciais de jornalistas cadastrados para a cúpula gera reclamações

A avalanche de jornalistas que viajaram para Washington para cobrir a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G-20 (grupo que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) gerou um atraso na emissão de credenciais, o que obrigou os EUA a pedirem desculpas. Em comunicado, o Departamento de Estado explica que "devido ao grande interesse e ao grande número de solicitações" por parte da imprensa para obter as credenciais necessárias para cobrir a cúpula, o "serviço secreto dos EUA está enfrentando atrasos na tramitação".

O governo dos EUA se viu obrigado a emitir este comunicado perante as múltiplas queixas feitas por parte de jornalistas e fotógrafos que, a poucas horas do começo oficial do encontro, ainda não contavam com seus passes obrigatórios para ir a zonas restritas. Uma fonte do Centro para a Imprensa Estrangeira, que entrega as credenciais à imprensa, disse à Agência EFE que recebeu "centenas de queixas" de jornalistas e fotógrafos.

Para a cúpula, há mais de mil jornalistas credenciados, de acordo com a fonte, que ressaltou que a Casa Branca "está trabalhando com a maior dedicação possível" para acelerar o processo. No comunicado, o Departamento de Estado indicou que "aprecia" a paciência da imprensa pelo atraso burocrático causado e pediu que "agüentem, por favor", enquanto funcionários da Casa Branca "trabalham para emitir todas as credenciais" a tempo. "Lamentamos seriamente o atraso", reiterou o Governo dos EUA.

Entenda a crise

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.