| 14/11/2008 08h28min
O PIB da zona do euro voltou a diminuir no terceiro trimestre do ano, 0,2% (a mesma taxa que no segundo trimestre), o que confirma que a área entrou em recessão técnica.
Segundo os primeiros cálculos divulgados hoje pelo Eurostat, o escritório estatístico da União Européia (UE), a economia do bloco também caiu 0,2% entre julho e setembro, após não crescer nos três meses anteriores.
Com isso, a região de moeda comum (15 países da Europa que compartilham o euro) entra em recessão pela primeira desde que foi formada, em 1999. Os países que formam a rede são: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Áustria, Irlanda,
Finlândia, Eslovênia, Chipre, Malta, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Grécia.
A Espanha ainda não está em recessão, mas no terceiro trimestre registrou a primeira redução de seu PIB em 15 anos, de 0,2%.
Caíram nesta situação tanto a Alemanha como a Itália, após acumularem em ambos os casos quedas de 0,4% e 0,5%, respectivamente, no segundo e terceiro trimestre.
Entre julho e setembro também retrocedeu a economia do Reino Unido, 0,5%, após não crescer no segundo, enquanto a da França mostrou um pequeno aumento (0,1%), após registrar uma taxa negativa (0,3%) no período anterior.
Em termos anualizados, a eurozona alcançou um crescimento no terceiro trimestre de 0,7% (em comparação ao 1,4% do segundo) e a UE avançou 0,8% (desde o 1,7% anterior).
Assim, Alemanha cresceu 0,8% anualizado (1,1 ponto percentual a menos que no período anterior), a França avançou 0,6% (0,6 ponto percentual a menos), a Itália caiu 0,9% (em comparação ao 0,2% no segundo) e o Reino Unido cresceu 0,3% (1,2 ponto percentual a
menos).
O que é uma recessão:
Redução da atividade econômica, caracterizada por queda na produção industrial, aumento do desemprego, redução de lucros e crescimento do número de falências e concordatas. Analistas costumam usar o termo quando o Produto Interno Bruto de um país registra queda durante dois trimestres consecutivos.
Entenda a crise
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.