| 07/11/2008 12h53min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje que o líder eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, tome medidas imediatas para conter a crise financeira internacional. Para o presidente brasileiro, Obama tem de tomar atitudes, do contrário, "todo capital político que conseguiu pode se perder".
— Quem tem mais responsabilidade para resolver essa crise é o presidente eleito dos EUA (...) Obviamente ele terá que tomar medidas, até no grupo de transição, para resolver essa crise que não pode durar muito tempo
Lula defendeu ainda que os países do Mercosul não precisam depender de decisões externas para tomarem também suas atitudes e alertou que "não há saída individual para nenhum país da América Latina".
Críticas
O presidente brasileiro lembrou também que a crise financeira mundial representa uma oportunidade de "o Estado recuperar o prestígio que durante 30 anos o Consenso de
Washington colocou de forma equivocada". Segundo ele, esse consenso
era de que o mercado seria o responsável por tudo.
— As pessoas que antes se auto-intitulavam senhores absolutos do mundo, quando vem a crise, pedem socorro ao Estado — falou.
Encontro
O presidente Lula participa hoje, em Foz do Iguaçu, da reunião de governadores e prefeitos da Rodada de Integração Produtiva do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul. Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, durante o encontro serão assinados acordos de cooperação e recomendações ao Mercosul, além de tratar de temas como a integração produtiva agrícola e turística do Bloco.
Os resultados do encontro serão levados à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador (BA).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.