| 04/11/2008 11h55min
Os 27 países-membros da União Européia (UE) apoiaram formalmente a concessão de um empréstimo de 6,5 bilhões de euros à Hungria, a fim de ajudá-la a superar a crise financeira. A decisão foi adotada no Conselho de Ministros de Finanças da UE (Ecofin).
Esta ajuda se somará a outros dois créditos concedidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial (BM), de 12,5 bilhões e 1 bilhão de euros, respectivamente.
A Hungria é um dos países europeus mais afetados pela crise financeira internacional, agravada pelo elevado endividamento, e que provocou o afundamento nas últimas semanas de seus mercados e também de sua moeda, o forint.
Em troca da concessão dos empréstimos, as autoridades húngaras se comprometeram a acelerar a consolidação orçamentária, assim como a reformar o sistema de controle das contas públicas. Também adotaram medidas para melhorar a liquidez nos mercados e reforçar a estabilidade financeira.
O
banco central húngaro optou, além disso, por elevar
as taxas de juros para conter a depreciação do forint.
Entenda a crise
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.