| 28/10/2008 13h19min
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu nesta terça algum tipo de incentivo fiscal para proteger a produção do país, durante esta época de crise econômica, a fim de evitar perdas a longo prazo. Segundo ele, a crise é de grandes proporções, o que exige medidas criativas e ousadas de todo o setor e do governo.
— Acho que o Estado tem que ser o grande parceiro do setor produtivo neste momento — disse ao participar do 3º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O parlamentar defendeu ainda três diretrizes para amenizar os efeitos da crise financeira: restabelecer o sistema de crédito, manter a estabilidade econômica e incentivar a produção e o crescimento. De acordo com ele, num primeiro momento, é preciso restabelecer a liquidez bancária, porque as linhas de crédito se fecharam e o mercado de capitais está paralisado.
— Nos bancos têm muita gente sacando e pouca, depositando. Desapareceram do
planeta R$ 25 trilhões de dólares.
Para Mercadante é importante restabelecer as linhas de crédito principalmente para as pequenas e médias empresas. É preciso ajudar as grandes empresas que tenham recebíveis na cadeia produtiva, e dar liquidez por meio de bancos públicos e privados para que na outra ponta os fornecedores tenham crédito e capital de giro.
Entenda a crise nos mercados mundiais
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.