| 23/10/2008 18h22min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa de 3,57% nesta quinta-feira, aos 33.818 pontos, após um dia instável nos mercados de ações. O patamar atingido é o menor desde 20 de junho de 2006.
Os negócios foram influenciados pelas bolsas européias e pelos temores globais de recessão. O giro financeiro ficou em R$ 4,415 bilhões, com 332.892 negócios realizados.
A bolsa, que abriu em queda, inverteu o sentido e passou a subir por volta das 13h20min, com alta de 1,22%, seguindo a tendência verificada na bolsa de Nova York, que também subia. Em seguida, no entanto, voltou a cair.
No início do dia, novos sinais de recessão nas principais economias mundiais deixaram os mercados financeiros nervosos. O Ministério das Finanças da Alemanha informou que o PIB do país ficou estagnado no terceiro trimestre, após, o recuo de 0,5% do segundo trimestre. No Japão, o superávit comercial do país despencou 85,6%, a maior queda desde o início da série, em
1980.
Nesta quinta-feira, o
ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Alan Greenspan e outros ex-responsáveis pela supervisão do sistema financeiro nos Estados Unidos se declararam surpresos com o "tsunami do setor do crédito" que atinge o país e que não souberam prever. Greenspan — que esteve no comando do Fed entre 1987 e 2006 — afirmou que as empresas e mercados financeiros "deveriam estar muito mais regulados para impedir o pior tsunami financeiro do último século". Com informações de agências e do site G1.
Entenda a crise
Mercado operou instável nesta quinta-feira. Na foto, investidores negociam na BM & F
Foto:
Sebastião Moreira, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.