| 23/10/2008 11h42min
O Banco Central decidiu nesta quinta-feira implementar um programa de leilões de swap cambial (contratos que trocam os rendimentos em juros pela oscilação da moeda estrangeira) no valor de até US$ 50 bilhões. Segundo nota do BC, a medida faz parte da "estratégia de mitigação (amenização) do impacto da crise financeira internacional sobre a economia brasileira".
De acordo com o BC, as vendas serão efetuadas de acordo com as necessidades de liquidez (dinheiro disponível) dos mercados. "Os swaps, assim como as operações com reservas (internacionais, vendas diretas de dólar) e os empréstimos em moeda estrangeira com garantias, constituem mecanismo eficientes de atuação e continuarão a ser utilizados na medida em que o BC julgue necessário, com vistas a assegurar o bom funcionamento dos mercados", diz a nota do BC.
Essa decisão do BC ocorre em um momento de forte valorização da moeda americana. Pouco depois da abertura dos negócios, hoje o dólar valia cerca de 2,50.
Entenda a
crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.