| 22/10/2008 12h14min
Além de autorizar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil a comprarem participação de instituições financeiras em dificuldades, a Medida Provisória 443, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, também autoriza somente a Caixa a comprar a participação acionária de construtoras, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
— É como hoje faz o BNDES. O BNDESpar pode ter participação acionária das empresas e foi muito útil no período de consolidação das empresas brasileiras. Quando eram mais frágeis, o BNDES participava. Isso significa capitalizar as empresas para elas levaram adiante seus projetos. Estamos fazendo isso direcionado para o setor de construção. Vai haver uma CaixaPar — informou Mantega a jornalistas.
Segundo o ministro da Fazenda, essa autorização se deve à crise financeira internacional, que pode interromper o fluxo de capitalização destas empresas.
— Diante dessa crise, podemos ter uma interrupção desse
fluxo de capitalização. De modo que
elas possam ter problemas para dar continuidade aos projetos. Resposta para dar continuidade aos projetos de contrução habitacional — disse ele.
O ministro acrescentou que o governo tem dado "importância grande" ao setor imobiliário brasileiro.
— É um pólo importante da economia. Tem peso pequeno do ponto de vista do PIB. Do ponto de vista do financiamento, estamos falando de algo como de 3% a 3,5% do PIB. Outros países tem 30%, 40% ou até 50% do PIB. Portanto, essa medida vem no sentido de reforçar o setor habitacional — concluiu.
As informações são do site G1
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.