| 21/10/2008 14h24min
O Banco do Canadá reduziu nesta terça-feira a taxa básica de juros em 0,25 ponto e deixou a taxa interbancária em 2,25% e a de desconto em 2,5%. A autoridade monetária afirmou que a economia americana já está em recessão. O Banco do Canadá é uma das primeiras instituições a utilizar o termo para qualificar a situação da economia.
— A economia mundial parece estar encaminhada a uma suave recessão, dirigida por uma economia americana, já em recessão — afirmaram representantes do Banco do Canadá.
A instituição não descartou novas reduções "para alcançar o objetivo de uma inflação de 2% no médio prazo". O banco central canadense afirmou hoje que "as enfraquecidas perspectivas da demanda mundial aumentarão o peso sobre a economia canadense através das exportações. Os preços reduzidos das matérias-primas também moderarão as perspectivas".
A autoridade monetária avaliou em 0,6% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real canadense tanto para 2008
quanto para 2009. Para 2010, o número
deve ficar em 3,4%.
— O banco espera que o crescimento seja lento durante o primeiro trimestre do próximo ano, para depois se recuperar durante o resto de 2009 e acelerar acima do crescimento potencial em 2010, apoiado pela melhora das condições creditícias.
Sobre a inflação, o Banco do Canadá calcula que alcançará o ponto mais alto no terceiro trimestre do ano, cairá abaixo de 1% em meados de 2009 e voltará para 2% no final de 2010.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.