| 21/10/2008 21h15min
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem a maior vantagem até o momento em relação ao republicano John McCain, segundo o Centro Pew, que coloca o senador por Illinois 14 pontos à frente. A pesquisa divulgada nesta terça-feira dá a Obama 52% de apoio popular, contra 38% de McCain.
Segundo o Pew, a sólida vantagem de Obama reflete uma maior confiança nele, já que mais eleitores o vêem como melhor "preparado" e "centrado" que há um mês.
O mais importante, de acordo com o Pew, é que Obama é percebido como o candidato mais capaz — por uma margem de 53% contra 32% — de melhorar as condições econômicas nos EUA, que atravessa a pior crise dos últimos 80 anos.
Apesar dessas conquistas, os pesquisadores assinalam que a perda de confiança em McCain desponta como o fator mais significativo na corrida eleitoral neste momento.
Assim, 41% dos indagados acreditam que McCain tem um critério ruim, enquanto 29% dizem o mesmo
sobre Obama.
Fora isso, o centro de pesquisas
informa que diminuiu o número de eleitores que vêem McCain como um político capaz de motivar. Neste sentido, o republicano obteve 43% em uma enquete em setembro e conta com 37% agora.
Pelo contrário, 71% dos consultados dizem que Obama gera expectativas positivas.
A pesquisa foi feita por telefone entre 2.599 eleitores e aconteceu entre 16 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,5%.
Outra pesquisa divulgada hoje pelo centro Zogby confirma o favoritismo de Obama, a menos de 15 dias das eleições de 4 de novembro.
A pesquisa, feita com 1.214 eleitores realizada entre sábado e segunda-feira, dá a Obama oito pontos de vantagem, 50% contra 42% de McCain.
Confira gráfico:
Pesquisa aponta que Obama é percebido como o candidato mais capaz (por uma margem de 53% contra 32%) de melhorar as condições econômicas nos EUA
Foto:
Gary I Rorhstein, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.