| 21/10/2008 02h37min
A vantagem do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre seu rival republicano, John McCain, caiu para cinco pontos percentuais, revelou nesta terça-feira uma pesquisa para a CNN. A pesquisa, realizada faltando quase duas semanas para as eleições de 4 de novembro, indicou que 51% dos eleitores consultados entre a quarta-feira e o domingo apóiam o senador de Illinois.
Para McCain, atual senador do estado do Arizona, o respaldo é de 46%, indicou a CNN. Na pesquisa anterior, realizada entre 3 e 5 de outubro, a vantagem do candidato democrata era de oito pontos.
Segundo a CNN, uma das razões para a queda na diferença entre os dois candidatos seria o fato de que menos americanos consideram agora que McCain seguirá as mesmas políticas do atual presidente, George W. Bush.
A emissora indicou que na enquete anterior, 56% dos americanos pensavam que McCain daria
continuidade ao atual Governo republicano, e essa porcentagem agora é de
49%. Segundo Keating Holland, diretor da empresa que realizou a pesquisa para a CNN, essa queda seria resultado direto dos esforços do candidato republicano em se distanciar do Governo Bush no terceiro e último debate presidencial.
— Parece que McCain convenceu um bom número de americanos de que suas políticas seriam diferentes das de Bush — assinalou.
— Sua próxima tarefa será a de convencer que suas políticas serão melhores que as de Bush e, na economia, pelo menos, essa será uma tarefa muito complexa — previu.
A pesquisa indicou que 53% dos americanos acreditam que Obama terá resultados melhores que McCain (38%) na solução dos problemas da frente econômica.
— A economia continua sendo o principal problema, e os americanos parecem confiar mais em Obama neste aspecto — disse Holland.
A pesquisa ouviu 1.058 adultos americanos por telefone e tem uma margem de erro de 3,5% para mais ou para
menos, segundo a CNN.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.