Notícias

 | 20/10/2008 21h59min

Flórida inicia votação antecipada com expectativa de alta participação

Senador democrata está na frente nas pesquisas eleitorais

A votação antecipada das eleições presidenciais nos Estados Unidos começou nesta segunda-feira na Flórida com uma esperada alta participação, devido ao aumento dos eleitores registrados e ao desejo de evitar os problemas de apuração dos dois últimos pleitos presidenciais.

Os eleitores da Flórida terão, a partir de hoje, duas semanas para entregar suas cédulas seja pessoalmente ou por correio, um sistema com o qual se pretende também aumentar a participação sem gerar o caos nos centros de votação. Esta fórmula se transformou a favorita do eleitorado mais precavido, que quer evitar a todo custo as longas filas e esperas registradas no dia das eleições.

Aglomerações que este ano podem ser maiores que no passado, já que centenas de milhares de novos eleitores se registraram no sul da Flórida, especialmente nos condados de Broward e Miami-Dade.

De acordo com a Divisão de Eleições da Flórida, os democratas abrem vantagem em relação aos republicanos em 657.775 novos eleitores registrados, 5,8% do total, uma superioridade que o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, quer explorar a seu favor. Por sua parte, os republicanos superam os democratas no número de cédulas solicitadas para votar por correio.

Na Flórida, considerado um Estado chave no pleito de novembro, há 11,2 milhões de eleitores registrados, dos quais cerca de 4,700 milhões são democratas e pouco mais de quatro milhões republicanos, segundo o organismo eleitoral.

Obama, que se encontra em visita à Flórida, tenta mobilizar os eleitores para que votem antes, para evitar os inconvenientes de fazê-lo no dia 4 de novembro. Junto ao senador por Illinois está, na cidade de Orlando, Hillary Clinton, que disputou com Obama a candidatura democrata, enquanto sua esposa Michelle fará campanha amanhã no norte do estado.

O candidato que vencer na Flórida conquistará os 27 votos no colégio eleitoral que correspondem a este estado, 10% do total para vencer o pleito (270).

As últimas pesquisas de duas empresas de pesquisa situam Obama e o republicano John McCain empatados tecnicamente na Flórida, que votou em George W. Bush em 2000 e 2004, e até algumas semanas se inclinava pelo senador pelo Arizona.

Segundo a Real Clear Politics, um site que elabora uma média das diferentes pesquisas, Obama tem 3,2 pontos de vantagem sobre McCain (49,2% frente a 46,0%).

Por sua parte, a pesquisa realizada pelo SurveyUSA/WFOR-TV na quinta-feira passada concede a vantagem ao senador pelo Arizona com 49% contra 47% de Obama.

Confira a opinião dos candidatos sobre temas polêmicos:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.