| 07/10/2008 10h55min
Os ministros de Finanças da União Européia (Ecofin) decidiram nesta terça-feira elevar para 50 mil euros a garantia dos depósitos em caso de quebra de uma entidade, confirmou o segundo vice-presidente do governo espanhol, Pedro Solbes.
Segundo a legislação atual, os Estados-membros da UE devem garantir 20 mil euros por entidade e titular, mas há grandes diferenças entre países. Nas últimas semanas, vários países da UE - Irlanda, Grécia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Portugal - decidiram oferecer garantia total sobre os depósitos nas entidades em seu território.
Isso estava colocando "problemas", destacou Solbes, principalmente movimentos de fundos para os países com as maiores garantias. A Comissão Européia propôs elevar o limite de cobertura para até 100 mil euros, mas, por fim, o número ficou em 50 mil euros.
Esse mínimo é "para todos", ressaltou Solbes, mas precisou que a maioria dos países considera conveniente chegar mais longe e
garantir até 100 mil euros.
GRÁFICO: entenda a crise global
ZEROHORA.COM
Ministra francesa da economia, Christine Lagarde, discursa durante o encontro
Foto:
Christophe Karaba, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.