| 07/10/2008 02h03min
Os membros do conselho de política monetária do Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) decidiram por unanimidade manter inalterada a "overnight call loan rate", taxa básica de juros do país, em 0,5%. O conselho também manteve sua visão pessimista sobre a economia japonesa.
A taxa básica de juros do Japão é a mais baixa do G-7, o grupo das nações mais industrializadas do mundo, e vem se mantendo inalterada desde fevereiro do ano passado. Esta foi a 12ª reunião consecutiva em que a votação foi unânime.
Num comunicado divulgado junto com o anúncio da decisão, o banco central disse que a economia doméstica "contraiu-se num cenário de alta de preços de energia e de matérias-primas, e de crescimento mais fraco nas exportações".
O mercado aguarda a entrevista do presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa, às 3h30 (de Brasília), para ver se ele comenta a respeito da possibilidade de uma redução da taxa numa ação coordenada com o Federal
Reserve (Fed, banco central dos EUA) e o Banco
Central Europeu.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.