| 01/10/2008 12h11min
O Irã saiu na frente, abriu 3 a 0, mas acabou cedendo o empate em 3 a 3 para a Espanha, na manhã desta quarta, no Rio de Janeiro. A partida foi válida pelo Grupo D da competição. Com o resultado, a Espanha passa a ser uma possível candidata a enfrentar o Brasil na segunda fase da competição, já que os donos da casa devem terminar como primeiros colocados do Grupo A, e enfrentam o segundo colocado do Grupo D.
Os iranianos não se intimidaram com o favoritismo espanhol e partiram para cima, principalmente nos contra-ataques. Logo aos três minutos de partida, Taheri recebeu passe na direita e bateu da entrada da área – a bola desviou na defesa e enganou o goleiro Amado. Mesmo desorganizados, os espanhóis ainda tentaram a resposta aos nove minutos com Marcelo, que fez o pivô na entrada da área e bateu, mandando para fora.
No entanto, três minutos depois, o Irã mostrou que o primeiro gol não havia sido acidental, marcando o segundo. Após falta para a Espanha que Álvaro cobrou na barreira, Shamsaee armou o contra-ataque e pegou a defesa adversária completamente desarmada: foi só bater para o gol e colocar por entre as pernas de Amado.
A estratégia do contra-ataque deu tão certo que os iranianos resolveram apostar nela de novo – e com sucesso. Menos de um minuto depois de fazer 2 a 0, a seleção do técnico Hossein Shams ampliou com Hassanzadeh, que avançou em velocidade, driblou Kike e Amado e, mesmo com pouco ângulo, conseguiu bater para o gol e fazer o terceiro. Os espanhóis ainda tentaram diminuir, mas exigindo pouco do goleiro Nazari nos primeiros 20 minutos.
Terminado o primeiro tempo, os atuais bicampeões mundiais voltaram dispostos a confirmar o favoritismo, pressionando a equipe rival. Tanto que, logo aos dois minutos, Torrar tocou com sutileza por cima de Nazari para marcar o primeiro da Espanha. Ainda assim, o goleiro iraniano fez boas defesas e evitou que a vantagem do Irã, por algum tempo, fosse diminuída.
No entanto, a pressão contínua dos espanhóis acabou dando resultado aos 10 minutos, quando Borja recebeu na esquerda, girou sobre a marcação e arriscou o chute cruzado – Nazari saiu mal e a bola acabou entrando. A torcida presente ao Maracanãzinho continuava dando seu apoio aos iranianos, mas o próprio Borja esteve próximo de acabar com a festa do adversário, colocando uma bola na trave a quatro minutos do fim do jogo.
Acuado na defesa, o Irã acabou cedendo o empate à equipe européia: aos 16 minutos, após nova jogada de Borja, Torras recebeu na esquerda e acertou um forte chute cruzado para o gol de Nazari. No final, o goleiro ainda conseguiu evitar a derrota, segurando um tiro livre cobrado pro Kike no último minuto da partida. Ao final, os dois times comemoraram o resultado.
Em outro jogo já encerrado, a Guatemala venceu o Egito por 1 a 0. No último minuto Acevedo marcou para a seleção da América Central. Na próxima rodada, a Guatemala enfrenta a Ucrânia, enquanto o Egito pega a China pelo Grupo C. As informações são do GloboEsporte.com.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.