| 25/09/2008 09h13min
O sentimento contra o pacote proposto pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para resgatar o sistema financeiro americano está encontrando eco rapidamente na internet, diz reportagem de hoje do jornal Wall Street Journal. Segundo o periódico, grupos da direita e da esquerda estão unidos na revolta e circulam uma convocação para uma passeata hoje em Wall Street, em Nova York, às 16h (17h em Brasília) para "apontar esses ladrões, enquanto eles saírem do trabalho".
Mais detalhes sobre o protesto podem ser obtidos no site da jornalista e ativista canadense Naomi Klein (http://www.naomiklein.org/shock-doctrine/wall-st-protest). O site ressalva que ela não é uma das organizadoras da manifestação.
— Não é surpreendente que esse seja provavelmente o maior incremento na atividade online, em protestos, que vimos durante a campanha para a eleições presidenciais — disse Andrew Rasiej, co-fundador do Fórum da Democracia, um espaço de conferência que faz a intersecção de
sites de organizações e
de temas políticos na internet. O site do fórum está acompanhando a atividade online contra o pacote.
Também há muito humor pesado na internet: o site www.buymysh**pile.com (algo como "compremeumontedemer**.com") convida os usuários a venderem "ativos ruins que vocês gostariam que o governo tirasse de vocês. Não é por quanto vocês gostariam de vender esses itens, é por quanto vocês acham que eles valem".
Além disso, um e-mail que satiriza as mensagens suspeitas enviadas por spam a partir da Nigéria, anos atrás, como parte de esquemas para extorquir dinheiro dos incautos, está em circulação crescente nos últimos dias em Washington.
— Eu sou o Ministro do Tesouro da República da América. Se você me ajudar nessa transferência, isso será muito lucrativo para você — diz a paródia, assinada "Cordialmente, seu ministro do Tesouro Paulson", em referência ao secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson.
Ainda é preciso esperar para ver
se o entusiasmo online se converterá em
manifestações e ativismo nas ruas, algo que para Rasiej seria o "Santo Graal" dos organizadores do ativismo online. Mas do Texas à Califórnia, os protestos já convergem para qualquer coisa ligada ao pacote do governo federal e congressistas têm dito que seus suas caixas de correio eletrônico estão sendo bombardeadas com mensagens contra o plano de resgate do sistema financeiro.
— Não tenho certeza se veremos, em 48 horas, uma "Revolução Laranja" nos EUA, mas, se a raiva e a frustração com o pacote não diminuírem rapidamente, veremos muito mais protestos físicos em breve — disse Rasiej, em referência à série de protestos e eventos políticos ocorridos na Ucrânia entre 2004 e 2005. As informações são da Dow Jones.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.