Notícias

 | 25/09/2008 08h33min

Bolsas da Ásia fecham sem tendência definida

Expectativa sobre votação de pacote para setor financeiro manteve os investidores apreensivos

Assim como em Wall Street na véspera, os mercados asiáticos tiveram sinais variados nesta quinta-feira. A expectativa em relação ao resultado das discussões sobre o pacote de US$ 700 bilhões para ajudar o setor financeiro dos Estados Unidos manteve os investidores apreensivos, em particular quanto às alterações que podem ser feitas para que o plano seja aprovado.

Confira os indicadores do mercado em tempo real

A Bolsa de Hong Kong encerrou o pregão da manhã em alta, por conta da disparada no mercado chinês, mas as preocupações sobre o atraso na aprovação do pacote norte-americano fizeram o mercado fechar em ligeira queda ao término da sessão. O índice Hang Seng perdeu 27,56 pontos, ou 0,2% e terminou aos 18.934,43 pontos.

As esperanças de que mais companhias controladoras imitem o exemplo da China Unicom Group, que aumentou a participação em uma de suas empresas listadas, fortaleceram a demanda pelas blue chips, o que levou as Bolsas da China a fechar em forte alta. O índice Xangai Composto subiu 3,6% e encerrou aos 2.297,50 pontos. Já o Shenzhen Composto ganhou 3,1% e terminou aos 607,79 pontos.

O aumento da liquidez interna do dólar ajudou o yuan a se valorizar em relação à moeda norte-americana, à medida que os bancos chineses lutavam para encontrar investimentos externos para seus dólares. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em de 6,8170 yuans, de 6,8237 yuans do fechamento de quarta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou nova baixa, influenciada pelas notícias dos EUA. Com fraco volume de negociações, o índice Taiwan Weighted perdeu 1,2% e encerrou aos 6.060,83 pontos. Na Coréia do Sul, o discurso de Bush e a expectativa de aprovação do pacote levaram o índice Kospi da Bolsa de Seul a uma alta de 0,4%, fechando aos 1.501,63 pontos. Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, os investidores saíram em busca de ações baratas e o índice PSE Composto ganhou 2,23%, fechando aos 2.566,37 pontos. Já a Bolsa de Sydney, na Austrália, foi mais influenciada pela incerteza de Wall Street. O índice S&P/ASX 200 desceu 1,1% e fechou aos 4.927,4 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa com o retorno do pessimismo mostrado em Wall Street uma vez que investidores estão apreensivos que um impasse sobre o plano de resgate dos EUA ao setor financeiro possa prejudicar mais a economia.

O índice Straits Times caiu 1,4% e fechou aos 2.444,24 pontos. Na Indonésia, o mercado teve baixa influenciada pela fraqueza da moeda e por quedas em várias bolsas asiáticas, em meio às contumazes preocupações sobre a crise financeira americana. O índice composto da Bolsa de Jacarta caiu 0,7% e fechou aos 1.870,06 pontos.

O mercado tailandês teve ligeira alta, após uma sessão opaca. O índice SET da Bolsa de Bangcoc subiu 0,1% e fechou aos 621,14 pontos. Compras de pechinchas permitiram a reversão de baixa inicial. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,4% e fechou aos 1.024,74 pontos. As informações são da Dow Jones.

Saiba o que fazer para enfrentar a crise das bolsas

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.