| 23/09/2008 17h39min
O democrata Barack Obama é o favorito em quatro dos cerca de 12 Estados dos Estados Unidos considerados cruciais, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira. O levantamento realizado pela Universidade Quinnipiac para o The Wall Street Journal afirma que Obama tem uma ligeira vantagem sobre seu adversário republicano John McCain em Michigan (quatro pontos a seu favor) , Minnesota (dois pontos de vantagem), Colorado (quatro) e Wisconsin (sete).
O jornal considera que a principal notícia é a do Colorado, onde Obama tem agora quatro pontos de vantagem. Em agosto, o candidato democrata estava um ponto atrás de McCain. Segundo o periódico, os dados mostram que Obama tem uma boa oportunidade de fazer Colorado se voltar a seu favor este ano.
McCain parece ter a possibilidade de conseguir que Minnesota esqueça sua fidelidade democrata e vote este ano nos republicanos. Obama possui dois pontos de vantagem (47% contra 45%), dentro da margem de erro, e muito abaixo dos
17 pontos a seu favor
em junho no Estado que recebeu no início do mês na convenção republicana.
A pesquisa também demonstra que os três debates presidenciais que se aproximam (o primeiro ocorrerá na sexta-feira) poderiam determinar qual candidato vencerá nesses Estados-chave.
Assim, um em cada quatro eleitores diz que os três debates presidenciais poderiam fazer com que mudassem de opinião. Cada pesquisa tem uma margem de erro de 2,7 pontos percentuais, com a exceção da do Colorado, onde a margem é de 2,6 pontos.
As pesquisas foram realizadas entre 14 e 21 de setembro em meio a uma das piores semanas na história de Wall Street. Os eleitores dos quatro Estados disseram que a economia é sua preocupação número um. Em três dos quatro Estados, os eleitores disseram que Obama entende melhor a economia que McCain. Em Minnesota, há empate nesse terreno.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.