Notícias

 | 14/09/2008 12h42min

Forças Armadas tomam controle de região opositora, diz TV boliviana

Exército patrulha as ruas de Cobija, no departamento de Pando

Em uma operação durante a madrugada, as Forças Armadas da Bolívia tomaram o controle da cidade de Cobija, capital do departamento de Pando (norte), informou neste domingo a televisão estatal boliviana.

O exército tomou as unidades policiais e militares do setor e patrulha as ruas de Cobija, que, assim como o resto do departamento de Pando, está em estado de sítio devido aos confrontos armados entre civis ocorridos nos últimos dias. Tais distúrbios já deixaram pelo menos 30 mortos, segundo o último relatório do governo boliviano.

Ainda não se sabe se a operação militar realizada esta madrugada causou vítimas. A rádio Erbol informou que os primeiros relatos de algumas autoridades dão conta de que não houve baixas entre os militares.

O ministro da Saúde boliviano, Ramiro Tapia, afirmou à televisão estatal que o importante é que "a tranqüilidade foi devolvida a Cobija". Tanto o canal estatal quanto a Erbol informaram que os militares pretendem patrulhar a zona rural de Cobija, onde ainda há grupos armados na localidade de Porvenir.

No entanto, o porta-voz do governo de Pando, Hugo Mopi, negou que a cidade tenha sido tomada pelos militares, que "estão no aeroporto e nos quartéis", e afirmou que "tudo está normal" nas ruas.

Mopi também destacou que o foco do conflito continua no aeroporto da cidade, onde os militares e o ministro da presidência, Juan Ramón Quintana, estão "planejando a tomada da cidade".

O porta-voz destacou que a população de Cobija não quer o exército na cidade e que não vai acatar o estado de sítio decretado sexta-feira pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

Por sua vez, a representante da presidência em Pando, Nancy Teixeira, denunciou à rádio Erbol que a sede da prefeitura da cidade de Filadelfia, considerada o bastião do governo de La Paz naquele departamento, foi queimada.

— É gente do governo (de Pando), gente contratada para fazer esse tipo de atentado — denunciou Teixeira, que afirmou que "corpos continuam a ser encontrados" no departamento.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.