Notícias

 | 12/09/2008 21h07min

Após confrontos, governo da Bolívia decreta estado de sítio em Pando

Certas liberdades constitucionais no Estado estão suspensas até que a ordem seja restabelecida

O governo da Bolívia decretou na noite desta sexta-feira estado de sítio em Pando, um dos departamentos (Estados) envolvidos em protestos contra o governo. A informação é do ministro boliviano da Defesa, Walker San Miguel, e do ministro de Governo, Alfredo Rada.

O estado de sítio, decretado pouco depois das 20h de Brasília, suspende algumas das liberdades constitucionais no Estado até que a ordem pública seja restabelecida no departamento, segundo a Agência Boliviana de Informação. Reuniões públicas com mais de três pessoas estão suspensas, e quer estiver portando armas de fogo pode ser preso.

Pelo menos oito pessoas morreram na quinta-feira em confrontos armados entre governistas e oposicionistas em Pando, e ao menos 30 pessoas ficaram feridas. Também houve saques e atos de vandalismo.

Rada disse que mais corpos foram encontrados na região, mas não precisou o número.

— Houve um verdadeiro massacre em Pando — disse.

Segundo ele, foram cometidos "crimes contra a humanidade" no local.

De acordo com San Miguel, os crimes teriam sido cometidos por paramilitares ligados a grupos oposicionistas, com a participação de "delinqüentes", alguns estrangeiros. Fontes do governo disseram que brasileiros e peruanos estariam entre eles.

As informações são do site G1

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.