| 12/09/2008 15h16min
O presidente da Bolívia, Evo Morales, convidou os governadores opositores a dialogar nesta sexta-feira em La Paz para encontrar uma solução para as três semanas de conflito nas regiões autonomistas. O governante fixou o convite para as 16h (17h de Brasília) durante um ato de comemoração do aniversário do município de Quillacollo, no departamento (estado) de Cochabamba.
Pouco antes, em La Paz, o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, afirmou que enviou uma carta ao governador de Tarija, Mario Cossío, porta-voz do grupo de governadores opositores, convidando-lhe a visitar a sede do governo ainda hoje.
Cossío pediu na véspera a Morales para que ambas as partes se dêem "uma última oportunidade" e para que o presidente escolhesse "dia, lugar e a hora para assentar as bases do diálogo e iniciar o processo de reconciliação". Em seu discurso, Morales comentou que se surpreendeu com o pedido de Cossío e reafirmou que "o diálogo está aberto" e pode ser realizado na tarde
de hoje no Palácio de
Governo em La Paz, mas pediu que sirva para analisar "razões" e "não imposições".
A onda de violência que a Bolívia vive há vários dias, com protestos contra o governo Morales em várias regiões autonomistas que incluíram bloqueios de estradas e tomadas de instituições estatais, já deixou pelo menos oito mortos e dezenas de feridos.
— Sinto que o diálogo é o mais importante, mas quando há caprichos, quando há interesses de grupos, garanto que não vamos nos entender. Quando alguns governadores regionais têm interesses sob a manga o entendimento é impossível — disse Morales.
Ele reafirmou que está disposto a lutar pelo seu projeto de nova Constituição, o que conta com a resistência dos governadores da oposição. O ministro Quintana informou que o governo colocará um pequeno avião à disposição do governador Cossío para que viaje a La Paz.
Fontes da Prefeitura de Tarija disseram que esperam que o convite seja formalizado para se
pronunciar a respeito. Este ano, já houve algumas
tentativas de diálogo entre o governo e seus opositores que terminaram em fracasso pela inflexibilidade das posições de ambas as partes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.