Notícias

 | 12/09/2008 13h48min

Aeronáutica venezuelana restringirá vôos de companhias aéreas dos EUA

Três empresas serão afetadas

As autoridades da Aeronáutica da Venezuela comunicaram as três companhias aéreas dos Estados Unidos com vôos entre os dois países que deverão limitar suas freqüências a partir de 28 de setembro, informou nesta sexta-feira a imprensa local. Diretores da American Airlines, Continental e Delta afirmaram a jornais venezuelanos que os comunicados do Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela (Inac) não detalham em que percentual deverão reduzir os vôos a partir dessa data.

A nota se restringe a explicar que a medida procura equilibrar a oferta do serviço a favor de companhias aéreas venezuelanas.

— Como não sabemos com precisão como isso acontecerá (....), então preferimos não comentar — disse ao jornal El Nacional, de Caracas, o gerente de Comunicações da Delta para a América Latina, o Caribe e para hispânicos nos Estados Unidos, Carlos Santos.

A Câmara de Empresas Venezuelanas de Transporte Aéreo (Ceveta) informou ao jornal que, na verdade, há "um desequilíbrio a favor das empresas americanas", mas que as companhias aéreas venezuelanas não estão em condições de assumir em duas semanas as rotas que passariam a seu controle.

American Airlines, Continental e Delta totalizam 56 viagens por semana entre diversas cidades venezuelanas e americanas, frente às 24 de duas companhias aéreas venezuelanas.

A medida foi anunciada pouco antes que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu, nesta quinta-feira, expulsar o embaixador dos Estados Unidos na Venezuela, Patrick Duddy.

O governante venezuelano também ordenou o retorno do representante do país em Washington, Bernardo Álvarez, em uma intensificação das tensões políticas bilaterais e regionais.

Além disso, a decisão da Inac veio a público dois dias depois que o órgão afirmou que os aeroportos da Venezuela são seguros, em resposta a uma crítica da Administração de Segurança do Transporte (TSA, em inglês) dos EUA, por sugerir o contrário.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.