| 01/07/2008 15h46min
O ex-árbitro gaúcho e comentarista da Sportv, Renato Marsiglia, participou nesta tarde de terça-feira de um chat sobre os lances polêmicos do último Gre-Nal. E, na conversa com os internautas do clicRBS, Marsiglia elogiou a atuação de Alício Pena Júnior e dos auxiliares que formaram o trio de arbitragem do clássico.
Marsigilia comentou os lances mais polêmicos, concordando com a expulsão do goleiro Renan e a conseqüente marcação do pênalti para o Grêmio. Mas no gol do Inter, ele afirma que o lance deveria ter sido anulado pelo impedimento de Nilmar.
Sobre o arremesso de um objeto no gramado e a participação de Roger no lance, Marsiglia não acredita em suspensão do jogador, mas sim em pagamento de multa. Confiram a íntegra do bate-papo:
clicRBS: Olá Marsiglia, tudo bem? Qual avaliação o senhor faz do trio de arbitragem do Gre-Nal?
Renato
Marsiglia: De uma modo geral gostei da arbitragem. Pequenos erros que não desmerecem a
atuação do trio.
Internauta thiaguinho: O gol do inter foi legal?
Internauta Felipe: O gol do Inter foi irregular?
Renato Marsiglia: Quando Marcão cabeceia a bola, Nilmar está em posição de impedimento. Após a defesa do Vitor, o Nilmar toca na bola, ou seja, ele participa diretamente da jogada. Logo, deveria ser punido pelo impedimento. A jogada foi sim, irregular.
Internauta Mario: Todos comentam a atitude do Renan na polêmica marcação do penalti. E quanto ao Rodrigo Mendes? Foi uma atitude desportiva ir de encontro ao goleiro que estava com a bola dominada?
Renato Marsiglia: O Rodrigo Mendes não fez nada de irregular. Atacante ficar perto do goleiro é normal, desde que não obstrua o goleiro na reposição da bola, como fez o Marcel e que levou um cartão amarelo. Nas bolas lançadas para a área,
sempre terá algum atacante disputando a jogada. Isto é normal.
Internauta GREMIO
SEMPRE: O gol do Perea foi mal anulado? Já que quem encostou na bola por último foi o Sorondo?
Renato Marsiglia: Aí é uma questão de visão que só a TV pode dirimir. Para mim, quem tocou na bola por último foi o atacante do Grêmio.
clicRBS: Marsiglia, e quanto à atitude do Roger, tentando esconder um objeto arremessado pela torcida. O senhor acredita em punição para ele? E qual seria o tamanho dessa punição?
Renato Marsiglia: A atitude do Roger não foi uma coisa legal. Mas não sei se seria motivo para suspensão pelo STJD. Talvez uma multa ou advertência. Não pode haver também uma fúria punitiva por qualquer coisinha.
Internauta thiaguinho: Neste lance que vc comentou o Marcel estava fora da área, mesmo assim é irregular?
Renato Marsiglia: Thiaguinho: o goleiro quando tenta repor a bola
em jogo não pode ter seu movimento ou sua tentativa obstruida por um adversário. Mesmo que este esteja fora
da área. O objetivo da regra é justamente fazer com que o jogo tenha uma maior fluência e poucas interrupções.
Internauta Reginaldo: Queria tirar uma dúvida. O puxão na camiseta de um jogador, independente de ser rápido ou lento, é falta não é? E falta na área não é sempre pênalti, ou alguma coisa mudou?
Renato Marsiglia: Não é qualquer puxãozinho que leva o árbitro a marcar uma falta. Lembra o puxão do Abondanzieri (Argentina) no Robinho? E o puxão do Fernando Torres no braço do Lahm no gol do título da Espanha na final da Eurocopa? Tem pequenos puxões que são desprezados por não causarem qualquer influência na trajetória dos jogadores.
Internauta Mario: O senhor pôde observar o penalti do Rodrigo Mendes no Nilmar? Não foi outro erro capital da arbitragem no domingo?
Renato Marsiglia: No lance do Rodrigo Mendes no Nilmar aconteceu um
fato que levou o Alício e a mim também achar que houve muita encenação: Rodrigo
Mendes puxa realmente a camisa e o Nilmar cai para a frente. Ora, ele teria que cair para trás ou parar sua trajetória. Quando cai para a frente, é porque está forçando a barra.
Internauta Keko: Marsiglia, pq o árbrito não mandou voltar a cobrança do penalti cobrado pelo Roger, uma vez que houve invasão da área no momento da paradinha? Se o Clemer defendesse, com certeza, mandaria voltar. Duvido que o árbitro daria um lance destes para o tiem visitante, mesmo que na minha opinião o Renan tenha errado.
Renato Marsiglia: Realmente não prestei atenção se houve invasão de algum jogador do Grêmio. Se houve, deveria ter sido cobrado novamente.
clicRBS: Marsiglia, o árbitro Alício Pena foi criticado porque teria "voltado atrás" para marcar o pênalti. Mas, nesses casos, a participação do auxiliar é prevista na regra?
Renato Marsiglia: Dentro de
uma mesma fase de jogo o árbitro pode "voltar atrás". Ele não poderia marcar o
pênalti se a bola tivesse saído pela lateral ou linha de fundo e ele tivesse sido avisado do fato depois da bola ser posta em jogo novamente.
Internauta johnson: Marsiglia, qual a justificativa para se proibir a paradinha? não é o mesmo que o goleiro partir antes? peter chec na final da champions 'driblou' c. ronaldo.
Renato Marsiglia: A paradinha não está proibida. O que não pode é o atacante cometer uma atitude anti-desportiva, como por exemplo, passar o pé por cima da bola e recuar para pegar impulso novamente. Se os goleiros fizessem como o Peter Chec fez, ficando parado, certamente "desarmariam" o atacanete.
Internauta nando gressana: o renan pode receber uma punição severa do tribunal?
Renato Marsiglia: O procurado Paulo Scmidt falou em denunciar num artigo cuja pena varia de 2 a seis jogos. Como ele é primário, não acredito em
punição violenta. Vai depender muito da atuação dos advogados do Inter. O problema é
que as imagens não ajudam.
Internauta gertz: O desconto dado pelo juiz com toda as paradas,naum foi pouco na sua opiniao?
Renato Marsiglia: Gertz: a regra estabelece como normais as paralizações para tiro-de-meta, lateral, faltas, etc....desque que não sejam paradas muito demoradas. Estas não podem ser compensadas. Só as de substituições, lesões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.