Notícias

 | 04/06/2008 17h09min

CPI do Detran: diálogos entre réus revelam como funcionava a fraude

Foram ouvidas 34 escutas telefônicas

Atualizada às 17h25min Marciele Brum  |  marciele.brum@zerohora.com.br

Trinta e quatro conversas telefônicas entre acusados de fraude no Detran foram apresentadas pela CPI que investiga o esquema na autarquia agora há pouco, na Assembléia Legislativa.

O material obtido pela Polícia Federal (PF) foi divulgado em sessão extraordinária, que foi interrompida às 14h11min e retomada às 15h45min, após o encerramento do trabalho no plenário.

Os diálogos entre suspeitos revelam o cotidiano do esquema que desviou mais de R$ 40 milhões da autarquia entre 2003 e 2007. As ligações dos suspeitos mostram também o trânsito dos acusados no governo do Estado e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Chama atenção a naturalidade com que os principais envolvidos no esquema tratam sobre propina e discutem formas de remover obstáculos à fraude.

Um dos trechos mais destacados pela oposição é uma conversa na qual o ex-diretor-presidente do Detran Flavio Vaz Netto e ex-diretor da CEEE Antônio Dorneu Maciel citam o secretário-geral do governo Yeda Crusius, Delson Martini, um dos secretários mais próximos da governadora. No diálogo, os dois dizem que Martini seria parceiro na desgraça, na alegria e na bonança.

Com a revelação do conteúdo da escuta, ganhou força o argumento da oposição em favor da convocação de Martini. O requerimento foi rejeitado pela CPI nas últimas sessões. No final da escuta, o deputado Elvino Bohn Gass (PT) conseguiu as assinaturas que faltavam. Até mesmo o relator da comissão, Adilson Troca (PSDB), correligionário de Martini assinou o requerimento.

Veja a seguir, a síntese das ligações entre os principais acusados na fraude:

Luiz Carlos de Pellegrini

O professor integra o chamado núcleo da UFSM no esquema, conforme denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Quando a investigação foi deflagrada, era diretor-presidente da Fatec. A CPI apresentou seis conversas telefônicas de Pellegrini, que trata da liberação de dinheiro para as empresas subcontratadas pela fundação e detalhes do contrato.

Silvestre Selhorst

O ex-secretário executivo da Fatec explica detalhes de uma planilha, que exclui empresas subcontratadas, ao ex-coordenador do projeto da Fatec para aplicação de provas para carteira de motorista, Dario Trevisan Almeida. Em outra ligação, trata de "rolo" que está sendo resolvido por Almeida.

Flavio Vaz Netto

O ex-diretor-presidente do Detran é avisado por um integrante do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre uma inspeção extraordinária no Detran. Em outras conversas, com um homem não identificado e e o ex-diretor da CEEE Antônio Dorneu Maciel citam o secretário-geral do governo do Estado, Delson Martini. Em outra conversa, dizem que devem esperar o retorno de Delson de São Paulo.

Lair Ferst

Empresário e lobista, o ex-coordenador da bancada do PSDB na Assembléia é citado pelos suspeitos. Conversa com o ex-diretor-presidente do Detran Carlos Ubiratan dos Santos. Lair e um homem não identificado falam de um pagamento R$ 490 mil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.