| 12/05/2007 20h22min
Em uma partida com nove gols, o Figueirense foi batido pelo Atlético-PR por 6 a 3 neste sábado, dia 12, na estréia na Série A do Campeonato Brasileiro, em pleno Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Foi a primeira derrota do alvinegro diante do Furacão do Paraná na história da competição. Também foi a primeira derrota do Figueira sob o comando do técnico Mário Sérgio.
Danilo, Pedro Oldoni (2), Alex Mineiro (2) e Moreno anotaram para o time paranaense. Chicão, Ramon e André Santos diminuíram para o Figueirense.
O técnico Mário Sérgio reconheceu que os contra-ataques e a opção em buscar os gols contribuíram para a derrota neste sábado:
– O Atlético se fechou. Quando tem um time que se fecha bem, num passe errado você toma um contra-ataque. Nós perdemos qualquer tipo de organização tática, nos jogamos aos leões e desta vez fomos comidos – disse o treinador na coletiva após o jogo.
Depois da derrota, o Figueirense tenta esquecer a goleada e se prepara para o confronto das semifinais da Copa do Brasil conta o Botafogo, na próxima quarta, dia 16, também no Estádio Orlando Scarpelli. O jogo decisivo ocorre dia 23, no Maracanã.
Já o próximo compromisso do alvinegro pelo Brasileirão será no domingo, contra o Palmeiras, em São Paulo. O Atlético-PR recebe no próximo sábado o Inter, na Arena da Baixada.
O jogo
O Figueirense entrou em campo usando o mesmo esquema da Copa do Brasil, armado com quatro zagueiros. Isso, no entanto, não foi suficiente para segurar o Atlético e sua veloz dupla ofensiva, formada por Alex Mineiro e Pedro Oldoni. Cada um marcou duas vezes no Scarpelli.
Os dois primeiros gols do Furacão paranaense saíram no começo da partida e abalaram o time alvinegro. Aos 10 minutos, o Atlético cobrou escanteio e Danilo apareceu, livre, na área para testar e inaugurar o placar do jogo. Aos 13, Oldoni ampliou.
Diante da desvatagem no placar, o técnico Mário Sérgio promoveu a primeira substituição, com a saída do zagueiro Vinícius para a estréia de Wagner, contratado do Madureira-RJ. A situação não melhorou e o time seguiu sem oferecer muito perigo ao gol de Guilherme. Já o Atlético, com um chute de Evandro que raspou a trave, esteve mais perto de ampliar.
O terceiro gol do Furacão da Baixada aconteceu aos 30 minutos. Pedro Oldoni recebeu lançamento de Alex Mineiro, a zaga alvinegra errou a linha do impedimento, e o atacante avançou sozinho. O goleiro Wilson ainda conseguiu fazer a defesa, mas não impediu o placar de 3 a 0.
No finalzinho do primeiro tempo, aos 39, o Figueirense reagiu com gol. Após cobrança de falta de André Santos, Chicão apareceu como elemento surpresa na área – desta vez o Atlético que errou a linha de impedimento – e o capitão descontou de cabeça.
No segundo tempo, a história foi parecida em parte e o Atlético voltou a marcar logo aos 10 minutos. Num contra-ataque fulminante, Alex Mineiro avançou sozinho pela esquerda e ampliou: 4 a 1. Depois, aos 14 e 15 minutos, Pedro Oldoni acertou a trave superior e Nei exigiu boa defesa de Wilson após um chute pelo lado esquerdo.
O quinto do Atlético saiu aos 35. A zaga do Figueira parou para esperar que o árbitro desse uma falta e Alex Mineiro aproveitou para avançar em velocidade e anotar mais um: 5 a 1.
Quando o Figueirense parecia abatido, Ramon pôs fogo no jogo. Aos 38, ele recebeu uma bola de André Santos e diminuiu para 5 a 2. No minuto seguinte, porém, Netinho que havia acabado de entrar, cruzou para Moreno que fez o sexto do Furacão paranaense.
O placar foi selado em grande estilo e com um belo gol de André Santos, aos 41. O lateral bateu da risca da área e a bola ainda acertou o travessão antes de balançar o fundo da rede.
ANA ROSA
ana.rosa@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.