Notícias

 | 14/02/2007 11h48min

Barbosa deixa seleção feminina de basquete após Rio

Cargo ficará com o ex-auxiliar Paulo Bassul

Os 20 anos do técnico Antônio Carlos Barbosa no comando da seleção brasileira de basquete já tem data marcada para terminar. Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou que o treinador permanece à frente da equipe apenas até a disputa dos Jogos Pan-Americanos e, em seguida, o cargo ficará com seu ex-auxiliar Paulo Bassul.

– O Barbosa é um excelente profissional e mostrou sua competência nos 20 anos que esteve no comando das equipes nacionais – elogiou o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, que já adiantou a nova função do atual técnico.

– Ele continua como supervisor das seleções brasileiras femininas e irá ministrar as clínicas técnicas, acompanhar os dez Brasileiros de base, monitorar os Centros de Basquete Integrados (CBI) e fará palestras em todo o país – explicou.

De acordo com Grego, Bassul comanda a seleção brasileira sub-21 na disputa do Campeonato Mundial, que será disputado entre 29 de junho e 8 de junho na Rússia, e só depois do Rio-2007 que fica com o cargo da categoria principal. Na seleção juvenil (sub-19), o técnico Luiz Cláudio Tarallo será mantido.

Bassul, campeão do Nacional feminino no comando do Ourinhos, não escondeu a alegria de ser chamado para a vaga de Barbosa.

– Recebi com muita alegria o convite para ser o técnico da seleção brasileira sub-21 e assumir a seleção adulta depois do Pan. Sempre é motivo de orgulho poder defender meu país e contribuir para a modalidade à qual dediquei toda a minha vida profissional –

Embora ainda não tenha assumido o cargo em definitivo, o futuro técnico do Brasil já conta algumas de suas medidas.

– A seleção adulta vai passar por um processo de renovação em função do encerramento do ciclo de algumas jogadoras e terá pela frente um desafio duríssimo que é o Pré-olímpico. Assim, precisaremos mesclar uma base de jogadoras com experiência internacional com outras atletas com bom potencial. Temos boas garotas surgindo e acredito que, com muito trabalho, conseguiremos montar uma equipe renovada e competitiva – completou.

Já Barbosa, que disputa seu quinto Pan-Americano, aproveitou para dar uma prévia da equipe brasileira para a disputa dos Jogos e falar sobre a sua nova função no basquete brasileiro.

– Pretendo contar com um grupo de 16 a 18 jogadoras e vou convocar a maioria das atletas que disputou o Campeonato Mundial no Brasil e mais algumas que participaram da fase de preparação da última temporada. A partir de 2007, as categorias de base terão campeonatos mundiais a cada dois anos e isso vai exigir muito das comissões técnicas. Vamos contar com treinadores jovens, aumentando o número de profissionais trabalhando com a base – concluiu.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.