Notícias

 | 18/07/2002 00h19min

Tricolor é eliminado da Libertadores pelo Olimpia nos pênaltis

Árbitro argentino Daniel Giménez prejudicou gaúchos no jogo pelas semifinais

Foi dramático. Mais do que isso, foi sofrido para o torcedor gremista ver seu time desclassificado em tais circunstâncias. O sonho de conquistar o tricampeonato da Libertadores da América fica adiado. O Grêmio venceu o Olimpia no tempo regulamentar por 1 a 0, com um gol marcado por Zinho no fim da primeira etapa. O resultado levou a partida para as cobranças de pênaltis, cujo placar foi de 5 a 4 para o time do Paraguai, classificado à decisão do título contra o São Caetano. Ainda no primeiro tempo, o Grêmio teve um gol legítimo de Claudiomiro anulado pela arbitragem. Uma outra decisão duvidosa do árbitro argentino Daniel Giménez prejudicou mais ainda o time gaúcho.

Nos pênaltis, Caballero teve seu chute defendido por Eduardo Martini. Entretanto, a alegria gremista durou poucos segundos. Giménez mandou repetir a cobrança, alegando que o goleiro teria se adiantado em relação a linha do gol. Na segunda tentativa, o jogador do Olimpia converteu o lance. Na série anterior, Rodrigo Fabri havia desperdiçado um chute com a defesa do goleiro Tavarelli.

Após a partida, houve tumulto envolvendo torcedores inconformados com a desclassificação. A Brigada Militar entrou em confronto para dispersar a torcida que estava no pátio do Estádio Olímpico.

Mas, dentro de campo, sem a interferência da arbitragem, o Grêmio dominou todos os espaços do gramado e sufocou o Olimpia. Tinga, mais liberado para armar jogadas ao lado de Zinho (foto) devido à presença de Anderson Polga no meio campo, atuou intensamente. Todos os setores trabalharam de forma efetiva, incluindo o goleiro Eduardo Martini, nas poucas vezes em que foi exigido.

Para se classificar, o Grêmio deveria estabelecer diferença de dois gols no placar. O primeiro veio em um chute de Claudiomiro da entrada da área, mas Giménez entendeu que havia impedimento no lance. Para valer mesmo foi o gol assinalado no fim da primeira etapa. Luís Mário recebeu a bola de Grafite na linha de fundo, pela direita, e cruzou na área. Gilberto apareceu entrando pelo meio e cabeceou. Mas Zinho apareceu para desviar a trajetória da bola e tirar qualquer chance de Tavarelli fazer a defesa.

Na segunda etapa, o rendimento do time comandado por Tite foi o mesmo. O Olimpia ainda teve um jogador expulso. Quintana recebeu cartão vermelho por fazer uma falta desleal em Claudiomiro. No entanto, o segundo gol não saiu. A decisão foi para os pênaltis e o Olimpia levou a melhor. Aos tricolores, restou a tristeza pela eliminação e a indignação pelos erros da arbitragem. Para completar, o ex-Inter Enciso vestia a camisa colorada por baixo do uniforme do Olimpia, em clara provocação aos rivais tricolores.

Agora, São Caetano e Olimpia vão decidir o título da Libertadores. O time paulista eliminou o América, do México, para chegar à final. Mas o Azulão deve enfrentar um problema. Seu estádio, o Anacleto Campanella, tem capacidade para 30 mil pessoas, quando a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) exige um mínimo de 40 mil para a partida.

Mais sobre a Libertadores no especial do clicRBS

Confira a galeria de fotos de Grêmio x Olimpia

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.