| 15/02/2008 17h50min
O desempate no placar histórico de títulos do Hang Loose Pro Contest será neste domingo em Fernando de Noronha. Brasileiros e estrangeiros tem 12 vitórias no evento de surfe mais antigo da América do Sul. O brasileiro Guilherme Herdy e o sul-africano Warwick Wright são os únicos que ainda correm atrás de um inédito bicampeonato na praia Cacimba do Padre.
— Bateria por bateria, é assim que vou em busca desse bicampeonato — prometeu Guilherme Herdy, logo após completar sua trigésima bateria disputada em Fernando de Noronha.
— Pena que na hora da minha bateria o mar estava em transformação, mas deu ainda para pegar bons tubos, não tão bons como os das baterias antes da minha. Só que eu e o Pablo (Paulino) ficamos ali no canto cada um pegando suas ondas, dando força um pro outro e acabou que passamos juntos para a próxima fase, muito bom — contou Guilherme Herdy
O cearense Pablo Paulino deu outro show nos tubos da Cacimba do Padre nesta sexta. Em mais um dia de muito calor e ondas de 1,5 metro de altura, o bicampeão mundial Pro Junior da ASP, título conquistado no início deste ano na Austrália, seguiu confiante para a próxima fase.
— Não entraram muitas ondas boas na bateria desta vez, mas consegui começar bem com uma nota 8 e depois fui administrando o resultado. Foi legal ter passado com o Herdy, que é um surfista que admiro bastante — falou Pablo Paulino.
Agora restam 24 candidatos ao título do Hang Loose Pro Contest, que vale 12.000 dólares de prêmio e 2.500 pontos no ranking WQS. No ano passado, Aritz Aranburu igualou em 12 a 12 o número de vitórias estrangeiras e brasileiras no campeonato que estreou em 1986 na Ilha de Santa Catarina. Ele não veio neste ano, mas outro espanhol foi o grande destaque dos dois últimos dias na Cacimba do Padre. Hodei Collazo conseguiu 18,40 pontos na quinta e na sexta totalizou 17,84 de 20 possíveis na bateria que tirou o dono da última vitória brasileira em Fernando de Noronha, Jean da Silva.
Além de Collazo, a Espanha também será representada por Eneko Acero na rodada dos 24 melhores do campeonato, prevista para ser iniciada às 9 horas deste sábado na Cacimba do Padre. Com quatro surfistas, os Estados Unidos formam o maior contingente estrangeiro contra os doze brasileiros. A África do Sul tem Greg Emslie, dono da maior nota deste ano na Cacimba do Padre – 9,97 – e um ex-campeão em Noronha, Warwick Wright. Já a França, Japão, Porto Rico e Ilhas Canárias, têm um surfista cada classificado para o sábado.
O americano Patrick Gudauskas dificilmente perde a liderança do ranking WQS no Brasil. Mas Gudauskas passou sufoco para conquistar sua classificação nesta sexta. Ele atrapalhou uma onda de um dos adversários da bateria e foi penalizado com a marcação de uma interferência. Com isso, passou a somar uma nota e apenas metade da outra, contra duas dos outros. Mesmo assim, superou o franco-brasileiro Patrick Bevan e o cearense Márcio Farney para avançar atrás do carioca Simão Romão.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.