| 15/01/2008 20h26min
Uma boa opção de lazer para quem está no litoral norte e quer escapar um pouco das atividades à beira-mar é dar um passeio até Osório. Cercada por lagos – são mais de 20 –, a cidade oferece uma gama de atividades esportivas e culturais. Mas é olhando tudo isso por cima que se revelam as belezas dessa terra erguida entre a serra e o mar.
Ponto obrigatório de parada para quem vai até Osório, o Morro da Borússia apresenta uma das mais belas vistas panorâmicas da região. O local, batizado em homenagem aos imigrantes alemães que colonizaram a região no fim do século 19, é acessado a partir da BR-101.
A estrada que leva ao topo é estreita, repleta de curvas sinuosas e com muitos pontos íngremes. Mas o asfalto é novo, quase perfeito. No caminho, há um desvio para quem preferir um banho de cachoeira. A cascata é pequena, mas localizada no meio da Mata Atlântica, um dos últimos refúgios para várias espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.
No cume, acima 398 metros do nível do mar, estão instaladas antenas de telecomunicações, há um mirante com uma rampa usada para saltos de vôo-livre há mais de duas décadas. De lá, se enxerga o complexo de lagos e lagoas, o oceano, o parque eólico instalado em 2007 e que é um dos maiores da América Latina, e até mesmo as dunas de Cidreira.
Osório está distante cerca de 16 quilômetros de Atlântida Sul, praia que pertence ao município. A partir de Tramandaí, a distância aumenta um pouco: 22 quilômetros.
CLICRBSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.