Os psicólogos Fernando Elias José e Cláudia Wachleski respondem às dúvidas sobre escolha profissional, vocação e vestibular
Olá. Tenho 33 anos, sou formado em Medicina Veterinária, com Mestrado em Produção animal. Sempre tive vontade de fazer o curso de Medicina. Agora, estou com essa vontade maior ainda. Não gosto da minha profissão. Acho que não me valoriza como ser humano nem como profissional. Minha pergunta é: É possivel a entrada no curso, mesmo em uma universidade privada, sem a realização de vestibular (ingresso de diplomado)?´Não seria muito tarde para entrar nessa faculdade?
Enviado em 08/06/2009 às 13h29Resposta: Quero começar te respondendo que nunca é tarde para se realizar um sonho. Nunca desista de ser feliz, não é utopia, mas sim uma realidade, somos responsáveis por nossas escolhas e por nossas realizações. Bom quanto ao ingresso de diplomado é possível, mas infelizmente não para medicina, pois isso ocorre somente com aqueles cursos que sobram vagas, que não é o caso de medicina, então você vai precisar prestar vestibular para cursar a faculdade. Boa sorte nessa caminhada. Abraços.
Decidi de uma maneira nada a ver aos 12 anos fazer teatro.Aos 14 comecei uma oficina e vi que realmente era o que eu queria.Nunca consigui me ver fazendo outro curso.É uma paixão.Mas ter uma estabilidade finaceira e profissonal na área artística é complicado,eu já conversei com muitas pessoas da área,e resolvi que continuaria no teatro mas que eu faria um outro curso para ter uma graduação e consiguir um espaço no mercado de trabalho.Mas e agora?Não faço a minima idéia como é os outros cursos.Não sei como me informar.Gosto da área da comunicação,humanas..Mas não sei se vou gostar de tudo.Como faço para ter informações sobre as profissões que estou em dúvida e saber o que fazer?
Enviado em 08/06/2009 às 13h03Reposta: Bom, quanto ao que fazer e obter prazer profissional você já está decidida, o problema pelo o que eu entendi é o fato de você não ter escolhido ainda uma “profissão formal”. O que podes fazer é um teste vocacional para buscar algumas outras áreas de interesse de atuação e com isso terás mais chance de encontrar alternativas. Nas Faculdades de Psicologia de UFRGS ou da PUCRS eles oferecem esse tipo de serviço. Outra dica que te dou é dá uma olhada no guia do estudante da editora abril, pois lá tem todas as profissões e áreas de atuação você poderá ter ótimas informações de todas as profissões. Segue o link da internet para você ver www.guiadoestudante.abril.uol.com.br Boa sorte. Abraços.
Olá, como termino o ensino médio este ano, tenho muitas dúvidas em relação ao curso a escolher.Sempre quiz muito cursar direito,mas todos me dizem que o mercado de trabalho é saturado e fico com receios, também penso em Relações Internacionais, mas também tenho medo por causa do mercado de trabalho. Será que direito hoje em dia é muito difícil de poder seguir uma carrerira? quais os cursos que mais oferecem áreas de trabalho? Obrigada!
Enviado em 06/06/2009 às 23h03Resposta: Se você pensa em fazer Direito, faça independentemente do que as pessoas falem, não vamos bancar os espertos, mas se é isso que você deseja fazer, vá em frente. Dificuldades você vai enfrentar em qualquer faculdade, tenha claro que vais ter que superá-las, então bola para frente e boa sorte. Abraços.
Olá!Gostaria de uma orientação.Estou bem em dúvida sobre que profissão escolher para o vestibular,adoro a disciplina biologia,então relacionei várias opções que tem haver,por exemplo biologia,medicina e educação física.Nelas entram o corpo humano,o que procuro,mas há uma grande problema,o mercado de trabalho há nessas tres?!
Enviado em 05/06/2009 às 12h18Resposta: Realmente nessas três áreas vais ter contato com o corpo humano, mas apesar de serem áreas parecidas, no campo de atuação são totalmente diferentes. O mercado de trabalho existe para as três áreas, hoje em dia esta sendo falado muito na crise, mas se você se dedicar com garra e determinação sem duvida você conseguirá vencer os obstáculos. Os esforços tanto para prestar o vestibular quanto para a faculdade são diferentes, então avalie eles e mande ver na tua decisão. Boa sorte nessa escolha. Abraços.
Olá, estou praticamente decidida a cursar medicina Veterinária, pois é o único curso que me atrai e que sempre sonhei em fazer, porém,sei que o curso é dificil, a colocação no mercado é complicada, os estágios na maioria das vezes não são remunerados, o curso é em período integral impedindo de trabalhar em outro local, ou seja, apesar desse meu grande sonho, será que vale a pena? sei que se eu fizer por exemplo Administração, não serei feliz na profissão, apenas farei para ter uma melhor colocação no mercado, estou com 27 anos e com muitas dúvidas.
Enviado em 26/06/2009 às 16h53Resposta: Déia! Pelo o que escreves tua decisão já está tomada, não coloque empecilhos! Dificuldades sempre irão existir em qualquer área que você escolher, talvez na Medicina Veterinária um pouco mais em virtude da tua idade, mas isso não pode fazer com que você desista. Siga em frente vá à busca da tua realização. Boa sorte. Abraços.
oi!! estou no ultimo ano do ensino médio, estou indecisa em que curso fazer.Estou pensando em fazer medicina, mas sei q o vestibular para federal e muito dificil e particular também...não sei o que fazer!
Enviado em 26/06/2009 às 15h55Mariana! O que te leva a pensar em fazer medicina? E o que te faz ter medo de fazer medicina?Te responda a essas duas perguntas, levando em consideração todos os prós e contras de cada uma delas, que sem duvida você irá se sentir mais segura na hora de te decidir. Boa sorte. Abraços.
Boa tarde!!! Gostaria de saber como está a área odontologiaca??Estou indo para meu segundo vestibular na Ufrgs para o curso de odontologia,no primeiro ficaram 10 candidatos na minha frente.Gostaria de mais informações sobre a área?? obrigado
Enviado em 26/06/2009 às 13h45Vitor! Nas áreas da saúde sempre existem carências. O que ocorre muitas vezes é que o mercado acaba saturado para o “feijão com arroz” e os profissionais de uma forma ou outra vão precisar inovar nas áreas. Na odontologia não é diferente, então se é esse teu desejo, manda ver sem medo, mas não tenha duvida que você vai desenvolver sua profissão com garra e determinação. Boa sorte. Abraços.
Olá, esse ano vou fazer vestibular, mas não sei que curso escolher. Sou criativa, gosto de ler e escrever, me interesso muito por moda, gosto de conversar e pensar, sou muito organizada e até autoritária, mas não encontrei um curso que se encaixe nessas características, e que seja valorizado no mercado de trabalho. Que profissão você sugere para essas caracteristicas!?
Enviado em 22/06/2009 às 19h33Juh! Você já fez algum teste vocacional? Talvez seja o primeiro passo para você encontrar opções de cursos que se encaixem com tuas características. Tirando a moda, já pensastes em fazer direito? Essa pode ser uma das opções. Sugiro-te também acessar o site www.guiadoestudante.abril.uol.com.br onde você encontrará todas as profissões e suas características e com essas informações você poderá fazer a tua escolha. Boa sorte. Abraços.
Gostaria de saber de a area da Administração esta boa no mercado?
Enviado em 22/06/2009 às 13h51Anny! A área de Administração está em expansão. Lendo alguns artigos da internet, eles referem ela sendo a profissão do futuro, pela necessidade das pequenas, medias e grandes empresas. Talvez hoje em dia em função da crise, o mercado estar um pouco retraído, mas sem duvida sem seguida tudo voltará ao normal. Boa sorte. Abraços.
Já fiz dois cursos técnicos: secretariado e enfermagem. pretende fazer o vestibular da UFRGS no próximo ano, mas estou em dúvida se faço arquivologia que tem mais a ver com o meu serviço(secretária) ou pedagogia(gosto muito de crianças). Me ajude.
Enviado em 22/06/2009 às 13h19Gisele! Tua duvida esta entre tua pratica e teu desejo, qual “fala” mais alto dentro de ti? Respondendo a essa pergunta você conseguirá tomar tua decisão. Não tenho duvida que qualquer uma das escolhas você irá se realizar. Boa sorte. Abraços.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.