clicRBS
Nova busca - outros

Orientação Profissional Virtual

Os psicólogos Fernando Elias José e Cláudia Wachleski respondem às dúvidas sobre escolha profissional, vocação e vestibular

Categoria: Carreira(211 perguntas e respostas)
 

Olá! Sou formada em Administração, com extensão em Economia do trabalho e técnico em Contabilidade.Durante meus estágios, trabalhei em uma multinacional no depto de planejamento de produção e me apaixonei pela área.Após este estagio, trabalhei em uma pequena empresa por cinco anos de gerente administrativa financeira. Aprendi muito e notei uma queda maior pela área financeira. Porém, após me casar, me afastei do mercado de trabalho quando minha filha nasceu já ha 3 anos. Ja tem 2 anos que estou em conflito pois quero voltar, fiz curso de naturopatia, meu marido sendo medico tive objetivo de trabalhar em parceria com ele.Vi que não era o curso. Agora não sei o que seguir,me ajude.

Enviado em 07/07/2009 às 19h08
por Luisa, 33 - Sorocaba (SP)
Ocultar Resposta
 

Resposta: Luisa! Resgate teus objetivos da tua base profissional, muitas vezes tentar unir o útil ao agradável não dá certo. O fato de você estar fora do mercado de trabalho há algum tempo, talvez seja um pouco difícil de retornar, mas não desista. Vá à busca de um trabalho que você se sinta realizada, e essa experiência você já obteve, então mande ver com garra e determinação. Boa sorte. Abraços.

topo
 

oi,vou fazer vestibular no final do ano, e quero fazer o curso de direito, com a finalidade de se uma futura delegada, mas mim acho muito nervosa para essa aréa. eu devo seguir o que eu realmente quero, ou pensar em cursar outro curso?????

Enviado em 06/07/2009 às 11h34
por joelma, 17 - santo antonio (PI)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Joelma! Se for isso que realmente queres, não desista em função de questões emocionais, pois essas têm como você revertê-las. Já sabendo que és nervosa busque ajuda de um profissional da área da psicologia ai na sua cidade. Comece a desenvolver um trabalho de autoconhecimento, para quando você chegar ao final de sua faculdade e prestar concurso para policia, já estar com mais domínio sobre tuas emoções. Dessa maneira não precisarás trocar de curso e sim desenvolverás tuas emoções. Boa sorte nessa caminhada. Abraços.

topo
 

oi;tambem estou em dùvida pois;tenho vontade de fazer concurso publico para policia;mais no caso de um vestibular em que tentar? eu não sei ainda queria muito uma ajudinha...

Enviado em 03/07/2009 às 20h07
por Suzy, 17 - arapiraca (AL)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Suzy! Se você tem vontade de prestar concurso publico para policia no futuro, precisas cursar Direito, pois é o curso que mais tem afinidades com as carreiras policiais. Aqui no Rio Grande do Sul, para alguns cargos, basta ter segundo ou terceiro grau completo, somente para delegado que necessita ser Bacharel em Direito, mas como o trabalho todo envolve a questão de direito processual penal e direito penal, então te sugiro entrar já em algo que envolve bem essas matérias. Boa sorte. Abraços.

topo
 

Gostaria de saber como é o campo de trabalho para biologia marinha, se ela trabalha só com os animais, ou também o ambiente marinho, a remuneração +/-. Gostaria de saber também para Administração, pois é um curso muito procurado e gostaria de saber como é o campo de trabalho, remuneração e etc.

Enviado em 03/07/2009 às 20h03
por Vica, 16 - Barra do Ribeiro (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Vica! Dá uma olhada nesses sites, onde vais  encontrar  várias informações interessantes sobre essas duas áreas, tanto da biologia marinha quanto da administração. www.usp.br/cbm, www.cfa.org.br, www.cfbio.org.br. Boa sorte. Abraços.

topo
 

Comecei ja duas faculdades mas nenhuma tenho certeza do que quero Direito e administração, tranquei a facu pois não quero mais gastar dinheiro com o que não gosto, me de uma luz, o que eu faço?

Enviado em 29/06/2009 às 12h31
por Daiana, 22 - Esteio
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Você já pensou em fazer um teste vocacional? Se caso você já fez, te sugiro buscar uma ajuda profissional para conversar sobre todas tuas duvidas e com isso você vai conseguir se sentir muito melhor. Outra dica que te dou é para você dar uma pesquisada nas profissões que te agradam para buscar o maximo de informações possíveis para tua tomada de decisão.Boa sorte. Abraços.

topo
 

Olá. Tenho 25 anos, me formei em Jornalismo no começo do ano, mas nunca gostei da profissão. Antes disso, fiz 3 anos vestibular para Medicina. Hoje, estou desempregada, confusa, quero fazer Medicina, mas acho que estou velha para o vestibular. Tenho dúvidas sobre o mercado de trabalho pq tenho medo de estar novamente desempregada. Me ajude!!

Enviado em 23/06/2009 às 12h56
por Mi, 25 - Porto Alegre (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Pelo que escreves existem duas situações: a primeira é o fato de você estar em duvida se retorna ao sonho de fazer vestibular pra medicina, apesar de se sentir velha, e a segunda é o fato de estar desempregada. Vamos por partes, em primeiro lugar se teu sonho é fazer medicina, manda ver, pois o fato de você ter somente 25 anos não quer dizer nada, pois vai ter que te esforçar igual para passar, então mãos a obra. Quanto à questão de você estar desempregada, pode ser pelo fato de não estar buscando com a real vontade de trabalhar nessa área, pois afinal de contas não me parece ser isso que realmente queres fazer da tua vida profissional, não é verdade? A caminhada é longa, mas sem duvida será de recompensas. Boa sorte nessa trajetória. Abraços.

topo
 

Bem primeiramente agradeço a atenção e pelo espaço, veio em boa hora já que com tantas mudanças as vezes nos confundimos em relação a nossa verdadeira vocação, me formo no final deste ano, em administração, porem gostaria de me especializar em algo, eis o problema nao tenho ideia em que, como faço para tentar escolher, a quem devo procurar? que fatores devo levar em conta, etc. Obrigada pela atençaõ!

Enviado em 09/06/2009 às 08h22
por Tiane , 26 - Porto Alegre (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Uma dica que te dou é você dar uma olhada nas universidades que te interessam fazer a especialização e verificar junto a elas quais são os cursos que elas oferecem. Deves levar em conta as cadeiras que você mais gostou no decorrer de sua faculdade, bem como as possibilidades junto ao mercado de trabalho que a especialização que você vai escolher poderá te abrir. Faça uma boa pesquisa antes de tomar qualquer decisão. Boa sorte nessa busca. Abraços.

topo
 

Ola, tenho 25 anos e sou formada em Jornalismo. Porem, no meio do curso percebi que realmente nao gostava muito da profissao. Fiz testes vocacionais e o resultado foi para a area da saude, na qual fiquei em duvida entre Medicina e Psicologia. Amaria fazer Medicina, mas e tao dificil passar e eu ja tenho 25 anos, o que faco?

Enviado em 09/06/2009 às 09h21
por Isabela, 25 - POA (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Você é uma pessoa jovem para iniciar outra faculdade, não se preocupe com esse lance de idade. Coloque sim tua atenção em estudar, pois uma decisão de fazer um novo vestibular requer esforço e dedicação para que você possa passar. Se preocupe em estudar com garra e determinação. Dificuldades vão existir, mas se você está certa de ir à busca de uma realização maior, então mande ver sem hesitar. Acredite em seu potencial. Boa sorte. Abraços.

topo
 

BOA TARDE, SOU FORMADO EM MEDICINA, PÓS GRADUADO, E HÁ 3 ANOS ESTOU NO MERCADO DE TRABALHO, E TENHO NOTADO QUE O QUE GOSTO MESMO É ENGENHARIA CÍVIL, QUE DECISÃO DIFÍCIL, O QUE TU ACHAS DE REINICIAR TUDO?

Enviado em 08/06/2009 às 17h42
por MARCELO, 33 - FLORIANÓPOLIS (SC)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Sem duvida uma decisão muito difícil, não só pelo esforço que envolveu todo o curso que você já fez como o que você pretende fazer, mas se esse for o teu real desejo, manda ver. Claro tudo com os pés no chão nada com utopia, talvez como sugestão que te dou é de buscar ajuda profissional para poder passar por esse período de mudanças, pois realmente será uma bela “puxada”. Boa sorte nessa decisão. Abraços.

topo
 

Sou formada em Turismo e tenho muita dificuldade em conseguir um bom emprego na minha área, além disso existe um outro fator que interfere, meu marido trabalha em uma agroindústria e é transferido de unidade há cada 3 anos em média. Estavamos em uma região em que eu trabalhava muito, mas agora estou desempregada desde da sua última transferência. Como posso conviver com essas transferências sem ficar desempregada? Att.

Enviado em 08/06/2009 às 14h19
por AD, 32 - Balneário Camboriú (SC)
Ocultar Resposta
 

Resposta: Você já pensou em fazer algo em que possa ser desenvolvido e agregado ao trabalho dele em que você possa levar para onde vocês forem sem prejuízos aos dois? Pode ser mesmo na sua área. Outra opção que te sugiro é fazer uma lista das coisas que você gosta de fazer e que poderia desenvolver com essas mudanças todas em sua vida e dessa forma ficaria mais fácil tomar decisões. Sei que não são decisões fáceis, mas com certeza existe uma saída e você vai encontra-lá. Boa sorte nessa busca. Abraços.

topo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.