| 28/01/2008 15h43min
A venda de casas novas nos Estados Unidos sofreu uma queda de 26,4% em 2007, a maior redução neste setor da economia nos últimos anos, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Departamento de Comércio.
O relatório reflete os contínuos problemas da crise imobiliária nos Estados Unidos, que desponta como um dos assuntos que podem definir o voto dos eleitores norte-americanos em 4 de novembro.
Segundo o relatório, a venda de casas novas registrou uma queda de 26,4% no ano passado, a um total de 774 mil unidades vendidas. Os analistas afirmam que se trata da pior queda neste setor desde 1980, quando a venda de casas novas registrou uma contração de 23,1%.
O relatório governamental indicou que o preço médio de uma casa nova registrou um aumento quase imperceptível de 0,2%, a aproximadamente US$ 246,9 mil, o que constituiu outro sinal de fraqueza do setor. Para efeito de comparação, em 1991, durante outra crise imobiliária do país, o preço
das casas sofreu uma queda de 2,4%.
A análise governamental aumenta os temores de que a queda dos preços das casas, somada às restrições nos empréstimos hipotecários, aumente o ritmo das execuções hipotecárias e afete o consumo, segundo analistas.
O Federal Reserve deve se reunir esta semana para decidir se realiza uma nova redução na taxa de juros para enfrentar a temida recessão. O temor à recessão levou os legisladores da Câmara de Representantes e a Casa Branca a firmarem um acordo na semana passada sobre um plano de estímulo econômico de US$ 150 bilhões para as famílias e empresas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.