| 06/07/2012 17h08min
Quem aprecia um pão fresquinho e de qualidade não pode deixar de conhecer algumas panificadoras tradicionais de Curitiba. E não só pelo pãozinho, mas também pelos bolos, tortas, doces e salgados.
Como neste dia 08 de julho é o Dia do Panificador, o hagah resolveu listar algumas das panificadoras mais tradicionais de Curitiba. Confira!
» Padaria América
A Padaria América é uma das mais tradicionais de Curitiba. Fundada em 1913 pelo Eduardo Engelhardt, o local serviu de inspiração até para um livro: Padaria América e o pão das gerações curitibanas, da doutora em História da Alimentação Juliana Rehindart. A tradição de preparar bons pães, broas, tortas, bolos e outras delícias que existem numa padaria foi passando de geração em geração. As receitas dos produtos produzidos na Padaria América pouco foram mudadas desde sua fundação. Há clientes fiéis que não dispensam uma passadinha lá por nada!
Foto: Divulgação
» Confeitaria das Famílias
Até pouco tempo atrás, a Confeitaria das Famílias só aceitava pagamento em dinheiro (de verdade!). Dinheiro de plástico, ou melhor, os tradicionais e tão comuns cartões que usamos constantemente, nem pensar! Agora, pelo menos os cartões de débito, eles já estão aceitando!
Foto: Blog Circulando por Curitiba, Divulgação
Inaugurada em 1945, a Confeitaria, que fica localizada na famosa Rua XV, oferece folhados, tradicionais doces e salgados e o bom e tradicional cafezinho. Se você tiver com amigos turistas na cidade, não deixe de levá-los lá!
» Aquarius
A Aquarius Gastronomia surgiu na década de 70. Na época, o nome era Panificadora e Confeitaria Aquário e contava apenas com dois padeiros e duas balconistas. Naquele tempo, Flávia Ehler, dona da Aquarius, confeitava sozinha todos os bolos e as tortas. Em 1983, a Aquarius mudou de sede: estabeleceu-se na Av. Erasto Gaertner, no Bacacheri, e lá está até hoje!
Foto: Divulgação
A Aquarius Gastronomia oferece ao público três segmentos em um só ambiente: restaurante, panificadora e café colonial. E uma coisa boa para quem tiver vontade de saborear alguma guloseima em qualquer hora do dia: ela é 24h!
» Pote de Mel
A Panificadora e Lanchonete Pote de Mel surgiu de um sonho de Oswaldo Lazzaris, que queria manter a tradição de seus antepassados italianos de fazer pães. A oportunidade surgiu em 1984 com a aquisição da Panificadora Pote de Mel, que já existia desde a década de 60. A família de empreendedores, recém chegada a Curitiba, envolveu-se, juntamente com um sócio, neste desafio.
Ao longo dos anos, o filho mais novo, Carlos Lazzaris, foi se apaixonando pelo negócio da família e idealizando uma panificadora com produção e profissionais modernos, mas sempre com toque caseiro.
Foto: Site Oficial Pote de Mel, Divulgação
Em 2004, Carlos comprou a parte do antigo sócio. Desde então, sob sua direção, juntamente com o pai Oswaldo Lazzaris e a irmã Sandra Lazzaris, a Panificadora Pote de Mel passou por reformas em suas áreas de produção e vendas e investiu na capacitação de seus profissionais.
» Piegel
A história da Piegel é antiga, e começou em 1907 quando o casal Eduardo Piegel e Margarida Schaffer, vindos da Europa, chegou a Curitiba. Eles começaram a produzir pães artesanais, o negócio prosperou, e em 1915 o casal abriu uma pequena padaria.
Mas foi em 1971 que o neto do fundador investiu no negócio. Em 1993, a padaria se diversificou e também começou a oferecer produtos de mercearia e lanchonete. Hoje, a Piegel serve lanches, doces, salgados, tortas, bolos, e o Grupo Piegel possui um complexo administrativo que engloba: loja de conveniência, papelaria, casa de massas e restaurante.
Agora é com você: conhece outra panificadora tradicional de Curitiba e que ainda não está na lista? Clique aqui e deixe seu comentário!
(Com informações das panificadoras e redação hagah / fotos: Divulgação)
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.