Notícias

 | 03/07/2012 11h31min

Secretaria Municipal da Saúde alerta para cuidados contra a gripe A

Saiba quais são os cuidados que você deve tomar para prevenir a doença

Concluída a vacinação contra a influenza definida pelo Ministério da Saúde para os grupos de maior risco e que vacinou mais de 235 mil pessoas, é hora de a população reforçar os cuidados para prevenir a doença. O alerta é da diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.

São indispensáveis hábitos simples como manter arejados os ambientes de uso coletivo (como ônibus, salas de aula e escritórios), além de proteger o nariz e a boca com lenço descartável antes de tossir, de espirrar e, em seguida, lavar as mãos com água e sabão. O álcool em gel de uso cosmético – que é diferente do empregado na limpeza de superfícies – pode substituir a lavagem das mãos quando ela não puder ser feita.

“Em 2009, o ano da epidemia mundial da gripe A/H1N1, medidas como essas não só ajudaram na redução dos casos da doença como também diminuíram a incidência de conjuntivite e diarreia. O ganho para a saúde coletiva, com essas medidas, é muito grande”, frisa Karin.

Essa rotina é indispensável durante todo o ano e, segundo a diretora, em especial no inverno. “É nessa época, normalmente, que se registram mais casos de doenças respiratórias como a gripe A/H1N1 que, apesar de já ser uma doença sazonal, está tendo um número maior de casos esse ano com relação ao anterior”, justifica.

gripe a curitiba

Síndromes gripais

Além das condutas preventivas, Karin chama a atenção, também é importante estar atento aos sintomas das síndromes gripais e que precisam ser confirmados por diagnóstico médico clínico. Somente passam por coleta de secreção da orofaringe para exame laboratorial os pacientes internados.

Devem procurar o serviço de saúde mais próximo todas as pessoas que tiverem febre igual ou superior a 38º C associada a qualquer outra queixa do aparelho respiratório (como tosse, secreção ou dor de garganta).

Quando diagnosticadas por médico, as síndromes gripais são tratadas com o medicamento oseltamivir, comercialmente conhecido como Tamiflu. Ele é entregue somente mediante a apresentação de receita médica atual e em duas vias ou de formulário de dispensação também em duas vias. O procedimento é feito desde o ano passado.

O remédio pode ser retirado gratuitamente nos centros municipais de urgências médicas (CMUMs) e, no caso somente das cápsulas de 75 miligramas, também nas unidades básicas.

(Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Joel Rocha / SMCS / Prefeitura de Curitiba)


Compartilhar

HAGAH PR
Joel Rocha / SMCS / Prefeitura de Curitiba

Previna-se! Fiquei atento à sua rotina e mande a gripe A para longe!
Foto:  Joel Rocha  /  SMCS / Prefeitura de Curitiba


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/07/2012 14h33min
Clinipam promove palestra gratuita sobre tosse
29/06/2012 17h31min
Inverno chega e crianças são as que mais sofrem com as doenças da estação
29/06/2012 14h56min
Conheça as novas modalidades das academias em Curitiba
27/06/2012 14h30min
Esqueça o frio e malhe
26/06/2012 16h43min
Abertas as inscrições para 4ª Etapa do Circuito pela Paz
28/03/2012 12h01min
Tire suas dúvidas sobre a vacina contra gripe

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.