Notícias

 | 29/03/2011 11h

Tipos de cremes para o rosto

Creme esfoliante, creme com brilho, creme pós-sol... Qual a diferença entre eles?

Atualizada em 17/02/2012 às 17h50min

Não tem jeito: quando surge uma novidade na parte de cosméticos, a mulherada já quer saber pra que serve, se vai tirar hidratar ou até mesmo recuperar aquela pele macia e sem manchas. Mas muitas desconsideram o aviso dos dermatologistas sobre o cuidado com o creme para cada tipo de pele.

“A hidratação deve ser feita de acordo com o tipo de pele do paciente. Existem produtos específicos para cada tipo, tanto industrializados como manipulados”, explica a dermatologista Juliana Muggiati Sípoli.

» Dermatologistas em Curitiba

Com tantas opções no mercado, é válido ficar atento para as indicações dos produtos. Creme hidratante, esfoliante, pós sol... Qual a diferença entre eles? A especialista explicou sobre cada um e também ressaltou a importância de se ter um creme específico só para o rosto.

hagah: O que os dermatologistas recomendam para uma boa hidratação do rosto?
Dra. Juliana:
A hidratação deve ser feita de acordo com o tipo de pele do paciente. Peles mais secas (que ocorrem principalmente nas pessoas mais idosas) precisam de uma hidratação maior. Peles normais geralmente se dão bem com a maioria dos hidratantes faciais existentes no mercado.

Já as peles oleosas e mistas não precisam de uma hidratação tão intensa; nesses casos pode-se priorizar a hidratação da região ao redor dos olhos, que é uma área que necessita de maior hidratação, mesmo nas peles oleosas. O hidratante para pele oleosa deve ter uma textura mais leve e agentes hidratantes suaves e que não causem a formação de cravos. Nunca se deve usar um creme facial hidratante sem especificação nenhuma para pele oleosa, pois isso pode causar a chamada “acne cosmética”.

cremes para o rosto
(Foto: Tatiana Cavagnolli / Divulgação hagah)

» Produtos de beleza em Curitiba

hagah: O que um produto anti-idade deve conter na fórmula para que o efeito seja realmente satisfatório?
Dra. Juliana:
Ele deve conter agentes capazes de fazer estímulo de síntese de colágeno, remoção de radicais livres, agentes hidratantes e emolientes (ex.:óleos essenciais). A maioria dos produtos de venda livre existentes no mercado são combinações desses componentes, mas em pequenas concentrações, pois como não são medicamentos de prescrição médica as porcentagens permitidas de alguns componentes, como por exemplo o ácido retinóico, são bem pequenas. Em caso de dúvida o melhor é procurar a avaliação de um dermatologista para a indicação mais específica para cada caso.

hagah: Posso passar hidratante de corpo no rosto ou devo ter um especialmente para cada parte do corpo?
Dra. Juliana:
Os cremes para o rosto devem ser específicos para o rosto, pois os cremes para o corpo geralmente são mais oleosos e podem conter agentes queratolíticos, como a ureia, que são irritantes para a pele do rosto, que é mais delicada e sensível.

cremes para o rosto
(Foto: Divulgação)

Saiba as diferenças entre os cremes:
:: Cremes para tirar manchas = cremes clareadores:
são cremes que contém em sua formulação agentes despigmentantes (clareadores). Alguns agem diminuindo a produção de melanina, outros degradando o pigmento que já foi produzido. 

» Como evitar e retirar as manchas de Sol na pele?

:: Creme hidratante: age aumentando a quantidade de água nos espaços intercelulares da epiderme, isto é, retendo mais água na pele, através da formação de uma espécie de “filme” protetor que impede a perda de água e consequente desidratação da pele.

:: Creme esfoliante: possui micropartículas que podem ser, por exemplo, de polietileno, sementes de damasco, açúcar mascavo... Essas micropartículas são incorporadas a um creme ou sabonete líquido, e devem ser aplicadas fazendo uma leve fricção para haver a remoção de células mortas da camada córnea, que é a camada mais superficial da pele. Desde que não haja nenhuma irritação, a esfoliação pode ser feita uma ou duas vezes por semana, tanto no rosto como em áreas ásperas do corpo.

» Clínicas estéticas em Curitiba

:: Creme pós-sol: são indicados para hidratar e acalmar a pele após a exposição solar. Ajudam a diminuir a vermelhidão e a ardência. Podem ser, por exemplo, na forma de gel aquoso, emulsão, loção cremosa e podem conter agentes calmantes como Aloe Vera, Calamina, Alfa bisabolol, Azuleno... O melhor é a prevenção, evitando a exposição solar exagerada sempre.

cremes para o rosto
(Foto: Sxc, Divulgação)

» Diferenças entre protetor solar, bronzeador e bloqueador

:: Creme com brilho: são utilizados para dar luminosidade à pele, através da adição de partículas refletoras de luz que são incorporadas ao creme. Não têm ação terapêutica, mas podem servir como uma base para maquiagem. São mais indicados para uso noturno.

 E você, como cuida da sua pele? Conte pra gente!

Compartilhar

HAGAH PR
Stock Photos / Divulgação

Qual é o creme que você usa para hidratar o rosto?
Foto:  Stock Photos  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

21/03/2011 17h06min
O que é ceratose pilar?
18/03/2011 17h25min
Como ficar livre da celulite?
09/03/2011 15h46min
Diabetes pode causar cegueira
09/03/2011 15h28min
Quais são as principais causas do zumbido?
03/03/2011 15h17min
O que fazer para acabar com a ressaca?
03/03/2011 14h53min
Pílulas para parar de menstruar

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.