Notícias

 | 18/03/2011 17h25min

Como ficar livre da celulite?

A boa alimentação é uma forte aliada no combate à celulite

Quando o assunto é manter o corpo em forma e a beleza nos mínimos detalhes, as mulheres sofrem com uma terrível inimiga que está presente em quase 100% da população feminina: a celulite. O problema é, na realidade, um processo inflamatório que ocorre nas camadas da pele, deixando-a com aparência ondulada e flácida.

Outro fator que contribui para o aparecimento da celulite é a má circulação no local, o que dificulta a oxigenação das células e promove o surgimento dos buraquinhos em áreas como coxas, bumbum e abdômen. O uso prolongado de tratamentos hormonais com pílulas anticoncepcionais, a má alimentação e o sedentarismo são atitudes que a longo prazo acabam favorecendo a inflamação dos tecidos e a consequente aparência de colchão ou casca de laranja.

Confira um guia com algumas dicas de como evitar o aparecimento da celulite e como acabar com elas depois de manifestadas.

1 - Alimentação: Mudar os hábitos alimentares e escolher alimentos saudáveis como frutas frescas, cereais, grãos, derivados de leite na versão desnatada e carnes magras é a opção mais inteligente para iniciar o combate a celulite. É importante deixar de lado os alimentos industrializados com excesso de sódio que aumentam a retenção de líquidos pelo organismo e dificultam a eliminação de toxinas. Refrigerantes, queijos amarelos, bolachas recheadas, bolos, massas e carnes gordas também são inimigos da pele livre de furinhos e, por esse motivo, devem ser evitados.

2 - Hidratação: Beber no mínimo 2 litros de água por dia é a receita perfeita para prevenir diversas doenças e manter nosso corpo funcionando adequadamente. Para tratar a celulite, a água tem um papel fundamental na eliminação das toxinas e inchaço gerado pelo excesso de líquido retido. Chás à base de hibisco, chá verde, centella asiática e porangaba são algumas alternativas naturais para ajudar a acelerar o metabolismo e favorecer o emagrecimento limpando do corpo as gordurinhas indesejáveis.

3 - Drenagem linfática: Realizar as massagens com movimentos ascendentes e vigorosos ajuda a desintoxicar a região afetada pelos furinhos e melhorar a circulação local, contribuindo para oxigenar os tecidos e reduzir a aparência de casca de laranja.

4 - Atividade física: Realizar exercícios aeróbicos leves, como caminhada e corridas em curtas distâncias, mostra um efeito muito positivo em nossa saúde e para a melhora da distribuição de nossa gordura corporal, auxiliando na remodelação de nosso corpo e redução dos estoques de gordura debaixo da pele. Praticar pelo menos três vezes por semana sessões de 30 minutos de atividade é a opção mais indicada. A musculação pode ajudar a melhorar a tonificação dos músculos e eliminar a flacidez, mas é sempre bom procurar orientação profissional.

5 - Cremes redutores de gordura e celulite: Existem, no mercado, cremes que auxiliam a melhorar a aparência da celulite através da ação de ingredientes que quebram as moléculas de gordura e eliminam o inchaço através de uma drenagem leve e eliminada pela urina. Ingredientes como cafeína e centella asiática são os mais indicados para o tratamento da inflamação e devem ser utilizados por pelo menos três meses para aparecerem os primeiros resultados.

6 - Tratamentos clínicos: Para a celulite com graus e estágios mais avançados poderá ser necessário realizar um tratamento clínico com um médico dermatologista. As opções são vastas e vão desde a utilização de ácidos para melhorar a aparência da pele, até injeções para a quebra da gordura localizada e ainda intervenções a laser.

7 - Cigarro e álcool: O hábito de fumar também é um grande facilitador do surgimento da celulite, já que ele compromete a circulação do sangue e transporta diversas toxinas pela corrente sanguínea. As bebidas alcoólicas, por sua vez, também intoxicam o organismo e devido ao excesso de carboidratos, aumentam os índices de gordura corporal e os depósitos de gordura sob a pele.

Se sua intenção for acabar de vez com as celulites, não basta seguir apenas uma dessas dicas citadas acima. É importante conciliar uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos e os cuidados com cremes e medicamentos redutores. Se quiser realizar algum tratamento clínico, não se esqueça de consultar um médico!

HAGAH PR
Cleber Gomes / clicRBS / 

Ficar com a pele com aspecto de casca de laranja? Nem pensar!
Foto:  Cleber Gomes / clicRBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

18/03/2011 11h52min
Problemas para dormir? Veja algumas dicas para uma boa noite de sono
09/03/2011 15h46min
Diabetes pode causar cegueira
03/03/2011 17h11min
Diferenças em se treinar pela manhã, à tarde e à noite
03/03/2011 15h17min
O que fazer para acabar com a ressaca?
03/03/2011 14h53min
Parar de menstruar vale a pena?
01/03/2011 19h08min
Como evitar e retirar as manchas de Sol na pele?

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.