| 01/03/2011 19h08min
Sol, praia, calor: tem gente que espera pelo verão o ano inteiro. Mas quem adora o Sol deve tomar cuidado! A exposição excessiva causa vários malefícios à pele, entre eles o câncer e manchas indesejáveis. Há tratamentos à laser, que são indicados em alguns casos, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar delas. “Se realizados sem critérios, pode haver até piora das manchas ao invés de clareá-los”, explica a dermatologista Juliana Muggiati Sipoli.
A doutora explicou, ainda, quais os tipos de pele mais suscetíveis às manchas e esclareceu se as mulheres grávidas têm mais chances de desenvolvê-las. Confira!
» Dermatologistas em Curitiba
hagah: Quais os malefícios que o Sol traz à pele?
Dra. Juliana: A exposição solar excessiva causa vários malefícios à pele. Quando a pele é exposta ao Sol há danos ao DNA celular. O organismo, procurando se defender, produz melanina, o que dá a pele o tom bronzeado. Nesse processo de reparo do DNA celular podem ocorrer erros, o que somado a fatores de predisposição genética dá origem ao câncer de pele. Além do câncer de pele, o Sol em excesso traz o envelhecimento precoce e as manchas.
hagah: O filtro solar ainda é o melhor aliado contra o Sol?
Dra. Juliana: Sim. O uso de filtro solar é indispensável em qualquer época do ano e para todos os tipos de pele. Além do filtro solar, podemos contar com a proteção das roupas, que são um verdadeiro escudo ao Sol. Elas devem ser de tecido que tenha uma trama fechada para maior proteção. Hoje existem roupas com tecnologia especialmente voltada para proteger a pele dos raios solares, que já estão disponíveis no mercado.
» Clínicas estéticas em Curitiba
hagah: A exposição incorreta ao Sol leva a pele a desencadear manchas escuras. Por que elas ocorrem?
Dra. Juliana: As manchas são uma resposta do organismo ao estímulo da luz solar associada ou não a fatores genéticos e hormonais.
hagah: Quais tipos de pele estão mais propensos a desenvolver as manchas?
Dra. Juliana: Todos os tipos de pele podem desenvolver manchas. Nas peles bem claras costumam aparecer manchas pequenas, as Efélides, isto é, “sardas”. Nas peles de fototipos mais altos (tons médios a mais morenos), as manchas costumam ser maiores e mais demarcadas, o que chamamos de Melasma.
» Diferenças entre protetor solar, bronzeador e bloqueador
hagah: Mulheres grávidas têm mais chances de desenvolver as manchas?
Dra. Juliana: Sim. A gravidez, assim como o uso de anticoncepcionais orais, são importantes fatores predisponentes ao Melasma, porém não são os únicos, pois até homens podem desenvolver esse tipo de mancha. A exposição solar ainda é o principal fator na gênese das manchas.
hagah: Quais os tipos de tratamentos contra as manchas da pele?
Dra. Juliana: O principal fator para se obter sucesso no clareamento de manchas na pele é a fotoproteção diária. O protetor deve ter um FPS igual ou maior do que 30 e deve ser reaplicado a cada quatro horas. Em exposições maiores, como na praia ou na piscina, a reaplicação deve ser mais frequente, a cada uma ou duas horas. O protetor deve ser adequado ao tipo de pele do paciente. Pessoas com pele mais oleosa, por exemplo, devem dar preferência a protetores livres de óleo (oil free), assim com géis ou loções fluidas. Já aquelas com pele mais seca se adaptam bem aos cremes ou loções cremosas.
HAGAH PR
Se você não abre mão do Sol, é bom ficar alerta!
Foto:
Jefferson Botega / Zero Hora, Divulgação hagah / clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.