| 10/11/2010 10h04min
As olheiras são um verdadeiro pesadelo, principalmente para as mulheres. O problema que deixa a área dos olhos com aparência cansada e envelhecida pode ocorrer em pessoas de todas as idades devido a diversos fatores, incluindo a pré-disposição genética. Nos casos mais intensos, a região abaixo dos olhos pode acabar ganhando uma tonalidade escura bastante difícil de disfarçar até mesmo com maquiagem.
Por se tratar de uma região muito delicada, os tratamentos precisam ser feitos com cautela, mas a mudança de hábitos pode resultar em uma diminuição significativa das olheiras.
Confira um guia com algumas dicas para evitar que as olheiras tomem conta do seu rosto.
1. Evite a exposição solar prolongada.
Como a pele da região dos olhos é mais fina e delicada, ela tende a se queimar com maior facilidade do que o restante do rosto. Desta forma a pele do local pode adquirir uma tonalidade um pouco mais escura ressaltando ainda mais as olheiras. Lembre-se de utilizar proteção solar adequada, com um filtro solar com fator de proteção mínimo de 30, e reaplicá-lo a cada 3h ao longo do dia. Para os dias de praia ou piscina você pode se proteger ainda mais usando um chapéu e óculos escuros que evitarão o contato direto com os raios solares nocivos.
2. Descanse no mínimo 8h por noite com um sono de boa qualidade
Evite fazer refeições pesadas após às 19h, que é quando o corpo começa a se preparar para entrar em um estado de menor agitação e consequentemente para o repouso em si. Outro ponto importante é sempre retirar toda a maquiagem e resíduos de produtos da pele para que ela possa repousar durante o sono e respirar livremente. Com isso, você acordará com o rosto mais relaxado e aparência suavizada.
3. Saiba que o cigarro é um grande vilão para a beleza da pele
No caso das olheiras ele dificulta a circulação do sangue e a irrigação da região, e assim alguns vasos podem ficar com aparência escurecida. Assim eles acabam aparecendo sob a pele e acentuando as olheiras. Deixar o hábito de fumar de lado contribui para evitar diversas doenças e ainda auxilia na beleza da pele.
4. Pele x Tempo
O envelhecimento natural da pele é outro fator que acaba contribuindo para deixar a pele delicada da região dos olhos ainda mais fina. Com isso, além das olheiras podem surgir bolsas de gordura e flacidez no local. Para evitar que o tempo avance na idade de sua pele, mantenha uma alimentação equilibrada evitando frituras, doces, massas e bebidas alcoólicas, e faça uso de cosmético anti envelhecimento. Existem diversas opções no mercado, inclusive específicas para a área dos olhos com preços acessíveis.
5. Quando a genética fala mais alto
Se o seu caso for uma pré-disposição genética ou causado por alterações hormonais, a melhor saída é utilizar a maquiagem como uma poderosa arma para disfarçar as olheiras e torná-las imperceptíveis.
Caso o seu problema seja crônico e a cor de sua olheira muito intensa, você deve consultar um médico dermatologista que poderá examinar a região e determinar as causas do problema. Existem tratamentos como o laser e o peeling, por exemplo, que conseguem ótimos resultados. Mas seu sua intenção não for gastar muito dinheiro, use compressas de chá de camomila gelado todos os dias antes de se deitar. A dica é antiga, mas funciona!
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.