Notícias

 | 23/07/2010 10h56min

Primeiros socorros para os problemas do dia a dia

Batidas, cortes, insolação e diarréia: como resolver esses transtornos do cotidiano?

Problemas cotidianos todo mundo tem. É uma dor de estômago, uma batida ou até as consequências de um final de semana inteiro debaixo do sol, sem os devidos cuidados. Mas você sabe como agir nesses casos? Que cuidados tomar?

>> Batidas e torções
Aplique gelo no local afetado. Isso ajuda a aliviar a dor e a reduzir o tamanho do hematoma. Permaneça como gelo por 15 minutos. Nesse caso, as atividades físicas devem ser suspensas. Se o trauma for grande e a dor muito forte, procure auxílio médico.

>> Cortes
Cortes pequenos e superficiais devem ser limpos com água e sabão e protegidos com curativo. Normalmente, após alguns minutos de sangramento, o sangue fica mais grosso e forma-se um coágulo. O coágulo diminui e estanca o sangramento. Se estiver sangrando, pressione o corte para parar de sangrar. Em caso de cortes grandes e profundos, busque atendimento médico.

>> Diarréia
Se a vítima for bebê, não interrompa a amamentação. Se já for maior ou adulto, é importante beber bastante líquido, acima da vontade natural, para repor as perdas. É fundamental observar sintomas que indicam maior gravidade, como febre e presença de sangue ou pus nas fezes. Nesses casos, procure um médico.

Nos casos menos graves, é indicado o uso de soro caseiro (uma pitada de sal e uma colher de açúcar em um copo de água fervida). Outra medida importante a ser adotada é manter a alimentação com base em comidas leves, sem gorduras, frituras ou fibras.

>> Problemas digestivos
Se estiverem acompanhados de vômito, a primeira coisa a ser feita é tratar a náusea para permitir ao paciente se reidratar. Muitas vezes, o próprio enjôo faz com que a pessoa rejeite tomar líquidos. Remédios comuns contra náuseas podem ser administrados. Se os vômitos não pararem, ou se vierem acompanhados de febre ou dores muito fortes, é importante procurar um médico. Pode-se fazer um período de observação de seis horas.

>> Insolação
A primeira atitude é repor os líquidos e os eletrólitos (elementos como sódio e potássio) perdidos. Além de beber muita água pura, recomendam-se água de coco (porque tem eletrólitos), soro caseiro e soros hidratantes à venda em farmácias. Dica: refrigerantes de cola são boa opção nesses casos.

Os sintomas da desidratação costumam ser mal-estar, cansaço, dores musculares, náuseas, vômitos e muita sede. A insolação, além desses sintomas, vem acompanhada de queimaduras solares. Nesse caso, deve-se manter a vítima em ambiente fresco e com a pele umedecida. Pode ser necessário procurar um médico.

>> Pressão baixa / tontura
Se você de repente se sentir tonto, permaneça sentado por alguns minutos. Se puder deitar, melhor ainda! Beba líquidos sem álcool e espere o mal-estar passar. Se estiver à mão, também vale colocar uma pitada de sal embaixo da língua ou tomar um cafezinho.

>> Bolhas
Queimaduras ou calos podem provocar bolhas na pele, que parecem balõezinhos cheios de água e dão uma tentação incontrolável de furá-las. Mas não fure nem faça nada sobre elas. A bolha protege a pele atingida que está se regenerando contra micróbios e evita infecções. Proteja as bolhas com curativo e deixe-as secarem sozinhas. Se alguma estourar, lave o local com água corrente e sabão neutro.

Leia também: Cuidados para evitar queimaduras

>> Queimadura solar leve
Quando os raios solares provocam queimaduras leves, sem chegar a formar bolhas, recomenda-se compressa com chá fresco de camomila, três a quatro vezes ao dia. Podem ser utilizados os saches de chá industrializados, fervidos até que a coloração fique amarelo-esverdeada. Além disso, evite a reexposição ao sol até melhorar e tome bastante água. Pode-se passar cremes à base de corticóides por até três dias para dar maior alívio.

>> Queimadura solar intensa
Quando os raios solares geram uma queimadura muito forte, com a formação de bolhas na pele, é necessário procurar um médico. Emergencialmente, a vítima da queimadura pode tomar um banho com água fria, cuidando para não furar as bolhas. Não é recomendado passar qualquer medicamento antes de consultar um médico em um posto de saúde, para que não atrapalhe o diagnóstico.

>> Micoses
As micoses da pele são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o "alimento" para estes fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.

* Leia também: Chulé, frieira, caspa... como evitá-los?

Para evitá-los, alguns hábitos são importantes:

:: Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.
:: Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.
:: Evite o contato prolongado com água e sabão. Não use objetos pessoais de outras pessoas
:: Não ande descalço em pisos constantemente úmidos
:: Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
:: Evite mexer com a terra sem usar luvas.
:: Evite usar calçados fechados o máximo possível
:: Evite roupas quentes e justas. O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista.

Fontes: RBS Publicações e http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/problemas/cortes.asp  e http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/micoses.shtml  

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.