Notícias

 | 15/07/2010 12h52min

O que é a pirâmide alimentar?

A base mais larga indica o grupo de alimentos que deve ser mais consumido

A pirâmide alimentar é um guia para você escolher uma dieta saudável. Ela funciona da seguinte forma: a base larga indica os alimentos mais necessários e que devem ser mais consumidos. À medida que sua base vai diminuindo, vai reduzindo também a necessidade de consumir esses alimentos. A ponta da pirâmide indica os alimentos que devem ser ingeridos em poucas quantidades.

Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantir que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diária, a FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos), indica o consumo das seguintes porções diárias de alimentos que compõem a Pirâmide Alimentar:

:: Grupo 1:
A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras.

:: Grupo 2:
Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba).

:: Grupo 3: Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.

:: Grupo 4:
Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.

:: Grupo 5:
Leite e derivados são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade.

:: Grupo 6:
Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidrados e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc. Estão no topo da pirâmide e devem ser consumidos com moderação.

O número de porções consumidas por cada indivíduo depende da idade da pessoa e se ela pratica ou não exercícios físicos. Por isso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para saber as reais necessidades.

Veja também:

>> Propriedades dos alimentos funcionais

>> O perigo das dietas das modas

Fontes: Coma um pouco de tudo e de tudo um pouco - Ana Maria G. S. Simões USAD - United States Department of Agriculture e http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm

US Departament of Agriculture e US Department of Health and Human Services, Divulgação  / 

As porções destinadas para cada grupo depende da idade da pessoa; é importante consultar um nutricionista
Foto:  US Departament of Agriculture e US Department of Health and Human Services, Divulgação


Comente esta matéria

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.