Notícias

 | 07/07/2010 18h23min

Propriedades dos alimentos funcionais

A acerola, por exemplo, é rica em vitamina C e auxilia na formação de colágeno

Quando você vai a um buffet e escolhe os alimentos que vai comer, você pula a parte de saladas ou faz questão que seu prato fique bem colorido com legumes e verduras? Se a resposta foi a segunda opção, parabéns! Quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é, dizem médicos e nutricionistas.

Mas você sabe quais são esses alimentos funcionais (alimentos com componentes benéficos para o organismo) e suas devidas propriedades? Vamos destacar os principais:

>> Tomate: rico em licopeno (agente anticancerígeno), possui boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B, sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio e é um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate).

>> Brócolis: rico em substâncias químicas que atuam como antioxidantes na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de bexiga. Ele é rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes) e boa fonte de vitaminas A e C.

>> Mamão: possui betacaroteno e fibras solúveis, auxilia no combate aos radicais livres e na redução de níveis de colesterol. A fruta apresenta vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.

>> Semente de linhaça: estudos mostram que uma dieta rica em linhaça é importante na redução das lesões nas artérias provocadas pelo acúmulo de gordura. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3.

>> Acerola: rica em vitamina C, também apresenta boas quantidades de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3. Impede a formação de radicais livres, fortalece o sistema imunológico e auxilia na formação do colágeno.

>> Cenoura: rica em betacaroteno, é um elemento importante para a visão, pele e mucosas. Não é um alimento muito calórico: cada 100 gramas de cenoura possui apenas 40 calorias.

>> Arroz integral e feijão: as fibras destes alimentos melhoram a função intestinal e reduzem os níveis de colesterol no sangue.

>> Peixe: previne doenças cardiovasculares e estabiliza os batimentos cardíacos, É rico em proteínas, sais minerais (como o cálcio, fósforo, iodo e cobalto) e vitaminas A, D e B.

>> Azeite: o azeite de oliva tem gordura do tipo monoinsaturada com efeito sobre a diminuição do LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (o bom colesterol). Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas.

>> Soja: tem proteína de alta qualidade e isoflavonas. Estudos mostram que as isoflavonas estão relacionadas com a atenuação de sintomas da menopausa, prevenção de fraturas e redução dos níveis de colesterol ruim e aumento de HDL (o colesterol bom). A soja é riquíssima em proteínas vegetais.

>> Aveia: contém oligossacarídeos que regulam o processo digestivo e reduz o LDL (colesterol ruim), prevenindo doenças cardiovasculares. Os médicos recomendam o consumo de 30 gramas de aveia por dia.

>> Maçã: possui uma substância chamada quercetina - antioxidante que atua na redução de doenças cardiovasculares e diminui a taxa de bactérias da boca, evitando cáries. É ótimo para a garganta e cordas vocais. Fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.

>> Milho: excelente para regular o intestino. Contém um alto teor de carboidratos, além de ser energético (cada 100 gramas de milho possui cerca de 100 calorias). Possui vitaminas E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio).

Fontes: http://www.abril.com.br/alimentos-funcionais/, http://www.suapesquisa.com/alimentos/tomate.htm, http://www.segs.com.br/linhaca.htm, http://www.portalbrasil.net/medicina_azeitedeoliva.htm e redação hagah 

Sxc, Divulgação / 

O tomate é rico em licopeno e possui baixo teor calórico
Foto:  Sxc, Divulgação


Comente esta matéria

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.