| 07/05/2010 11h48min
Quando começa a ficar mais friozinho, dá aquela vontade de tomar um café, ficar debaixo das cobertas, e comer uma comida quentinha. E se você quiser um prato mais requintado, o fondue é uma boa opção. De origem suíça, o fondue ganha várias versões, como o de queijo, o de carne e o de chocolate. Saiba um pouco mais de cada um deles:
Fondue de queijo
Os fondues de queijo são feitos com uma mistura geralmente dos tipos Gruyère e Emmental, fundidos com vinho, mais especiarias. Acompanham o fondue pedaços de pão, batata ou cenoura.
Fondue de carne (Bourguignonne)
São servidos pedaços de carne de boi, frango ou lombo crus, para serem fritos na hora, no óleo, que vem na panela especial para fondue. Podem acompanhar diversos tipos de molhos, como molho de ervas, molho de hortelã, molho tártaro, molho rosê e molho de mostarda.
Fondue na pedra
Feito com pedaços de carne, mas ao invés de serem fritos, são servidos grelhados em um réchaud. Podem acompanhar os mesmos tipos de molhos do fondue Bourguignonne.
(Foto: Fondue do Petit Château)
Fondue Chinoise (Oriental)
Muito popular na suíça, o fondue Chinoise é feito com carne, peixe ou legumes cozidos em caldo de carne temperado com especiarias.
(Foto: Fondue do Chalet Suisse)
Fondue doce
Feito geralmente com chocolate (preto ou branco), creme de leite, e leite condensado; também existem versões feitas com doce de leite. É servido com frutas como morango, uva e banana, e também marshmallow.
Raclette
A raclette é um prato que se assemelha ao fondue, e também teve sua origem na Suíça. É feito derretendo-se o queijo tipo raclette em um aparelho especial, que depois é raspado sobre um prato, e pode ser servido com vários acompanhamentos, como batatas, picles e embutidos.
:: Veja também
» Onde comer Fondue em Curitiba
» Quer fazer em casa? Lojas de utensílios e utilidades domésticas
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.