clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/11/2005 08h31min

CPI ouve esta semana petistas gaúchos sobre caixa dois

Pies e Bassotto depõem na quarta e na quinta na comissão do Mensalão

A conexão gaúcha do valerioduto entrará em debate esta semana na CPI do Mensalão. Dois militantes do PT do Rio Grande do Sul, o ex-tesoureiro Marcelino Pies e Paulo Antônio Bassotto deverão depor na quarta e na quinta-feira, respectivamente.

A partir dos depoimentos de Pies e Bassotto, o deputado Júlio Redecker (PSDB) espera desvendar detalhes da operação de envio de dinheiro do valerioduto ao PT estadual. O partido admitiu ter recebido R$ 1,05 milhão do empresário Marcos Valério de Souza.

– Queremos saber quem autorizou, quem pediu e qual foi o destino dado a R$ 900 mil. Petistas sabiam que se tratava de caixa 2 ou de verbas de estatais –afirmou Redecker.

A nova executiva do PT gaúcho - comandada pelo ex-ministro das Cidades Olívio Dutra - reúne-se hoje pela manhã para tratar de conjuntura política e definir acompanhamento da investigação em Brasília.

Já a CPI dos Correios deve divulgar quinta um relatório parcial apontando as supostas fontes de recursos que financiaram o esquema de Marcos Valério. Na avaliação do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), o empresário mineiro montou uma "operação perfeita" a fim de repassar verbas para o PT. A comissão recomendará que Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares sejam indiciados por crime de corrupção e improbidade. Até ontem, Fruet tinha elaborado 50 páginas do relatório que menciona todos os depósitos bancários de Valério. Depois de aprovado pela CPI, o documento será encaminhado ao Ministério Público, à Receita, à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas para que tomem as providências.

Além do relatório parcial da CPI dos Correios, as atenções estarão voltadas para a CPI dos Bingos. Para incômodo do governo, a comissão entra na discussão do envio de dólares de Cuba para a campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Está marcado para amanhã o depoimento de Vladimir Poleto, assessor do ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, acusado de ter transportado os dólares de Brasília para São Paulo.

ZERO HORA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.