| 06/11/2005 13h30min
O presidente norte-americano, George W. Bush, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fizeram um pronunciamento à imprensa no começo desta tarde na Granja do Torto. Lula iniciou falando que a visita de Bush está sendo produtiva e que os dois representantes estão engajados em combater toda e qualquer forma de discriminação.
– Conversamos muito sobre o que podemos fazer em prol de outros países. Estamos empenhados em trabalhar no desenvolvimento da África – destacou Lula.
Lula disse que a cooperação agora entre os dois países será de alto nível em ciência e tecnologia e que o Brasil está empenhado em eliminar entraves injustificáveis no comércio bilateral com os Estados Unidos.
George W. Bush lamentou não aproveitar a visita para conhecer outras regiões do Brasil. O presidente norte-americano definiu como "forte e exemplar" o compromisso de Lula com o programa Fome Zero .
Bush agradeceu Lula pela
relação "franca e aberta" entre os dois
representantes e destacou a semelhança de idéias entre Brasil e EUA. O presidente norte-americano minimizou a importância do desacordo entre ambos países sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) na IV Cúpula das Américas realizada em Mar del Plata (Argentina) e afirmou que entende a posição brasileira.
– Temos em comum que os dois países conseguem lidar com suas diversidades, com valores comuns que ambos herdamos. Acredito fortemente na democracia, direito de liberdade à imprensa e à religião. Trabalharemos juntos para promover a paz – disse Bush.