| 16/02/2002 21h06min
O presidente Fernando Henrique Cardoso chega neste domingo, dia 16, à Argentina para uma visita de dois dias. O principal objetivo da viagem é reafirmar o apoio brasileiro ao país e fortalecer os laços do Mercosul. Já neste primeiro dia, FH se encontra com o presidente argentino, Eduardo Duhalde. Para segunda-feira, dia 18, está agendada uma reunião do Mercosul, com os presidentes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.
Os debates nos dois encontros deverão ter uma tônica mais política do que econômica. Segundo o Planalto, a prioridade é apoiar a estabilidade institucional no país vizinho. Assessores dizem que FH está preocupado com a manutenção da democracia na região.
Entre as medidas imediatas que deverão ser discutidas entre líderes brasileiros e argentinos, está a proposta do ministro Sérgio Amaral para suspender a cobrança de US$ 114 milhões em Imposto de Importação sobre automóveis adquiridos em excesso da Argentina. Outra pauta tem o propósito de destravar o crédito comercial, com a ampliação do Convênio de Crédito Recíproco.