| hmin
O presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniu nesta quinta-feira, dia 14, com ministros para para discutir a situação da Argentina e o apoio do Brasil ao país vizinho. FH viaja para Buenos Aires no fim da semana e tem encontro, na segunda-feira, com o presidente Eduardo Duhalde e os demais presidentes dos países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
A tendência, segundo técnicos do governo brasileiro, é de que o encontro terá caráter político, porque a Argentina dificilmente reúne condições de negociar ou avançar em temas bilaterais devido à crise que enfrenta. Na quarta-feira, o ministro da Produção da Argentina, Jose Ignacio de Mendiguren, e o ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, se encontraram para negociar o fim das restrições comerciais entre os dois países. O Brasil poderá abrir mão da preferência de alguns produtos, permitindo que a Argentina altere a tarifa de importação, em troca da redução das dificuldades no comércio, especialmente no setor de automóveis.
O governo brasileiro também analisa a possibilidade de perdoar US$ 114 milhões devidos por montadoras que importaram automóveis “em excesso” da Argentina no ano passado. O atual acordo bilateral automotivo prevê que o comércio é livre de impostos desde que haja equilíbrio entre importações e exportações. O governo estuda eliminar essa regra daqui para frente.