| 31/10/2005 10h09min
As autoridades sanitárias de Ibaraki, província situada ao norte de Tóquio, informaram hoje a existência de um possível foco de gripe aviária em uma fazenda da região, onde serão sacrificados 82 mil frangos.
Testes nos animais revelaram que as aves da fazenda, situada na localidade de Ogawa, na citada província, estiveram em algum momento infectadas com um dos vírus da gripe aviária. Embora o tipo de vírus ainda não tenha sido identificado, as autoridades veterinárias da localidade ordenaram o sacrificio dos frangos da fazenda.
Até 13 de outubro passado, o governo de Ibaraki tinha ordenado a eliminação de cerca de 1,48 milhões de frangos em 26 fazendas. Quando se descobriu este possível novo caso estavam sendo realizados outros testes médicos para confirmar quarentena atual sobre frangos e ovos.
No ano passado, foi detectada a versão mais perigosa da doença, o vírus H5N1, nas províncias de Yamaguchi, Oita e Kioto, no sudoeste do país. No sudeste asiático, mais de sessenta pessoas morreram pela gripe aviária desde que foi diagnosticada em 2003.
O H5N1, a cepa que afeta humanos, é transmitido para as pessoas através do contágio direto com a ave infectada, mas os especialistas descartam a transmissão da doença pelo consumo de produtos avícolas e seus derivados, já que o vírus morre quando o animal é cozido.
AGÊNCIA EFE